Catarina, a menina chamada Passarinha - Resenha

08 julho 2014

Catarina, a menina chamada Passarinha
Autora - Karen Cushman
Editora: Rocco

Catarina, adolescente em um feudo medieval inglês, escreveu seu diário, por meio de suas observações e reflexões sobre a vida cotidiana e os valores da época, Karen Cushman introduz o leitor em um mundo jamais poderá viajar. Com catarina cada um de nós atravessa o túnel do tempo e chega à Idade Média inglesa com seus costumes e suas peculiares noções de tempo, de trabalho, de perspectivas, de festa, de vida. O relato realista e bem-humorado de Catarina constitui uma história rica e divertida, com uma heroína inesquecível.


Resenha por Thais

Escrito em forma de diário Catarina é um livro infanto-juvenil, mas acho que qualquer tipo de leitor poderia facilmente vir a gostar, Cushman nos mostra como era a vida no feudo através dos pensamentos de uma jovem de 14 anos , Catarina é a irmão casula de três irmãos, é uma menina altiva, com vontades pouco estranhas para época, nos últimos meses vem sendo preparada para ser uma boa esposa, gentil e amável atributos que não existe em nossa personagem, tudo que Catarina menos queria era se casar ainda menos com algum dos pretendentes escolhidos por sua família.

Catarina, a menina chamada Passarinha é um daqueles livros que você lê em uma sentada só, porém tem uma riqueza de detalhes que é sem duvida incrível vale muito apena ler principalmente se assim como eu você for apaixonada por essa época.  

" Tenho pensado no meu próprio casamento. Uma vez sonhei com um príncipe encantado num cavalo branco ajaezado de sedas e sinos. Agora me oferecem um velho fedorento e de dentes quebrados, que bebe demais... Mas me ocorreu que o que de fato casa as pessoas não é a Igreja, nem o padre, mas o consentimento delas... E eu não consinto. "



3 comentários

  1. Caramba, livro interessante... a história é narrada em um "ambiente" feudal, mas parece que trata de assuntos atuais , não é ??
    Gostei da resenha, e dos questionamentos da personagem ! Beijos !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Jayla, o livro é sensacional sem falar que a personagem as vezes é muito engraçada.

      Excluir
  2. Adorei a resenha tbm , mais um para infinita lista de livros .

    abraços Thais

    Joyce

    ResponderExcluir