Como Limpar e conservar os livros

30 agosto 2014

COMO LIMPAR E CONSERVAR OS LIVROS


Oi pessoal, durante a semana eu vi um vídeo super legal de um blog que acompanho falando sobre como limpar um livro com água sanitária, como é de utilidade pública, o tema ainda sugere algumas dúvidas sobre como limpar de maneira correta o seu livro ou até recuperá-lo, e eis que eu preparei mais dicas valiosas para deixar seu livro com mais anos de vida. Vamos lá?
Como limpar meu livro?
Não tem como fugir, abrindo ou não a janela a poeira vem e com ela seus amiguinhos. Aqui tratamos a poeira como nossa maior inimiga, já que ela é quem faz toda a sujeira, o acúmulo dela provoca a acidez.
Segundo o Igor, do vídeo que citei acima, limpar o livro com água sanitária é super fácil e confiável, não vai estragar seu livro, a não ser que você passe outros produtos para limpá-lo. Ok, vamos começar? 
Pegue duas flanelas, uma úmida e outra seca.
Recomenda-se usar essência de alfazema na flanela, mas isso é opcional. Nunca use o produto direto sobre o livro, tanto a água sanitária como a essência de alfazema é para uso somente na flanela.
Não use produtos para limpar o livro (a não ser os recomendados acima), algumas substâncias além de ser tóxicas pode danificar ou até piorar o estado do seu livro, o simples gesto de passar a flanela úmida será o suficiente para deixar o livro bem mais limpinho.
Com suas mãos limpas (use luvas se preferir por causa da água sanitária) e o pano bem torcido esfregue sobre toda a capa do livro, atentando para usar força em casa cantinho.
Use algodão úmido e cotonetes para tirar manchas mais resistentes nas partes difíceis de se limpar, como por exemplo nas lombadas. Não passe a flanela nas lombadas. Já deixo de aviso que terá livros que não vai ser possível deixar totalmente limpo, mas uma considerável melhora. Ao limpar as lombadas, pressione com uma mão as páginas, e com a outra mão pegue o algodão úmido e esfregue as partes dos livros como se você estivesse passando uma borracha num papel rabiscado, se as páginas forem brancas o resultado será mais satisfatório, agora se suas páginas forem amarelas o processo pode ter um resultado menos eficaz, mas para a limpeza deve-se seguir da mesma maneira. Vai limpando até sair toda sujeira, aos poucos vai surgindo o resultado.  
Depois de limpar tudo, passe a flanela seca.
Antes de guardar o livro ou até mesmo fazer uso dele deixe-o em lugar seco e arejado sozinho para que possa se recuperar da limpeza, ou seja, se secar. 
Dicas
  • Depois da limpeza, dê uma folheada nos livros, para que ele possa respirar.
  • Todos os dias passe um pano seco "por cima", só para tirar o pó.
  • Não coloque dentro do livro: clips (deixa marca de ferrugem), marcadores de página, recortes (de jornais principalmente, mancha muito as páginas), etiquetas, fita adesiva, folhas e flores... 
  • Deixe seus livros em pé! Não os deixe apertados, para que na hora de sua saída seja fácil de se tirar.
  • Manter o lugar arejado, boa iluminação (luz excessiva desbota os livros) e ventilação (umidade deforma o livro e acaba com o miolo, fazendo com que as páginas se soltem).
  • Lave suas mãos antes de manusear qualquer livro. O simples fato de lavar suas mãos fará com que seu livro conserve por muito mais tempo. Porque fatores como oleosidade, suor e outros faz com que a vida do seu livro vá para o beleléu.
  • Não coma, nem beba ao ler um livro.
  • Livros com capa dura costumam ser alvos fáceis de insetos, além de fungos, traças e mofo, sugiro averiguação da estante diariamente. Um espanador é recomendado, e a utilização de querosene de maneira correta na estante ajuda a evitar traças. 
  • Para capas de couro, fique a vontade para usar flanela umedecida com vinagre ou óleo de linhaça.
  • Se você tem muitos livros não precisa limpar tudo de uma vez, faz uma meta, hoje vou limpar uma prateleira, então retire todos os livros organizadamente de lá e bom trabalho.
Créditos-(Blog Senhor do século)-Rafael fernandes

25 comentários

  1. Amei as dicas, super úteis.
    Nunca tinha pensado em limpar meus livros com água sanitária.
    Te indiquei pra responder uma tag lá no meu blog :) http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/08/tag-literaria.html .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari lindona as dicas são muito utéis , obrigado por me indicar vou responder com muito carinho. beijos

      Excluir
  2. Excelente dica, sempre queremos manter os nossos preciosos o mais limpo possível!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Diego nossos livros devem ser bem cuidados sempre. abraços

      Excluir
  3. Adorei as dicas, não sabia que podia passar água sanitária neles. Beijos
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyce, gostei das dicas e achei o seu post bem completo, gosto quando encontro posts diferentes como esse nos blogs. Enfim, tenho que aprender a sempre estar limpando os meus livros kkk

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caique é sempre bom manter nossos livros limpos. Que bom que gostou da postagem. Abraços

      Excluir
  5. Olá Joyce!
    Praticamente úteis as dicas e confesso que essa postagem foi pra mim, pois estou com um livro que preciso urgentemente limpar as bordas dele, e agora vou fazer isso com perícia hahaha.

    Apesar de não ter o hábito de limpar os meus livros preciso fazer isso com mais frequência porque eles acabem ficando amarelados. Vou começar praticar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo também tenho alguns para colocar em ordem essa vida corrida é fogo. Isso comece e deixe eles limpinhos. abraços

      Excluir
  6. Ai Joyce, confesso que eu morro de medo dessa água sanitária, será que é mesmo seguro? Eu fico um pouco receosa! Mas de fato, a poeira é nossa maior inimiga, eu tenho rinite e pra mim é bem complicado manter tudo limpo. Adorei as dicas! Eu só discordo do "não coma e nem beba" enquanto lê, pra mim não tem coisa melhor do que ler tomando um chá/ café e comendo uns biscoitos hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Step vou concordar com você as vezes como lendo é o vício rsss. Vamos aproveitar as dicas . beijos

      Excluir
  7. Olá
    Gostei das dicas, mas já vi várias para ajudar a acabar com a sujeira do livros. Uma delas eu fiz e funcionou. Foi com acetona, veja bem. Aquela colinha do preço quando compramos um livro no sebo ficou impregnada na página e com algodão e acetona tudo se resolveu.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Matheus ótima dica também , mais uma para nossa lista. abraços

      Excluir
  8. Oi Joyce.
    Essa de limpar o livro com água sanitária é nova pra mim, vou fazer um teste nos livros bem antigos que tenho da época da escola e ver no que dá.
    Ah, eu passo um pano seco nos meus lindinhos todos os dias, assim não acumula e entranha sujeira e poira, mas é um trabalho viu.
    Não consigo comer ou beber enquanto leio, com certeza acabaria causando um acidente com o livro rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty lindona imagino passar pano todo dia, dá trabalho mas devem estar limpinhos vale a pena né. kkkk acidentes acontecem as vezes rss. beijos

      Excluir
  9. Olá Joyce!
    Adorei essas dicas. Dá um pouco de trabalho, mas para o nossos livros, nós sempre fazemos um esforço. Eu vou seguir direitinho as dicas e realizar uma limpeza geral na minha estante.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su eu também preciso dar uma boa limpada e organizar meus livros . Vou seguir as dicas também . beijos lindona

      Excluir
  10. Hey, Joyce!

    Adorei as dicas, moça... pra ser sincero, a maioria (ou até todas, quem sabe) eu já faço. Com relação ao uso de água sanitária para limpar os livros, devo admitir que EU não tenho coragem para realizar tal ato. Acho que, com o tempo, isso acabará danificando mais que protegendo o livro... algo que definitivamente não quero.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Amei as dicas, e estou precisando dar uma limpadinha nos meus livros, pretendo fazer isso no sabado, eu sigo algumas dessas dicas e ajuda e muito, gostei bastante viu, espero que minha preguiça não me impessa de fazer a limpeza.

    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho o costume de limpar meus livros, mas sempre estou dando uma olhadinha para ver como eles estão, acho que se eu fosse inventar de fazer algo para conservar e limpar eles, ia acabar fazendo o contrário, do jeito que sou desastrada kkkkk Mas eu adorei as dicas, super bacanas mesmo e com certeza ajudaram bastante gente oo/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá Sergio ainda não usei a água sanitária mas vou testar em um livro de escola para ver se funciona e volto para dizer . abraços

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, algumas coisas eu já fazia, como lavar as mãos antes de tocar meus livros e nunca comer ou beber nem perto deles... rs... Confesso que fiquei morrendo de medo dessa história da água sanitária, uma vez derrubei sem querer em um livro que estava onde não deveria estar e ele ficou meio marrom para sempre, mas claro que não teve pano nenhum, ela caiu diretamente sobre o livro. Mesmo assim. não sei se tenho coragem de testar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá Joyce,
    dicas de como limpar nossos bebes, sempre é bem vindo. E a forma que você ensinou é uma maneira rápida ate, pois a minha maneira é um tanto cabulosa e difícil, contudo, também é eficaz.
    Acho que esta forma, ajudaria bastante a manter, pois com mais ou menos um mês guardados, mesmo tirando pó, etc... As folhas já começam a querer amarelar. Eu anotei aqui esta super dica, e vou providenciar para mante-los sempre limpos e cheiros, pois essa essencial é uma delicia.
    Eu já limpo minha estante com querosene, além de evitar traças, o cheiro espantam as moscas que amam fazer sujeira nos livros não é.
    Amei o post.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  16. Ah, essas dicas foram tão úteis! Você não tem noção, obrigado mesmo por compartilhá-las kkk Não tenho uma estante, tenho uma prateleira então eu projeto os livros da prateleira colocando mais livros por cima deles UASHSUAHSHUAS Então o jeito é cuidar desses lindos aqui <

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Menina, que dicas ótimas, nunca passou pela minha cabeça limpas livros com água sanitária :/ Até então meus livros estão em estado de novo, mas as dicas já estão guardadas para quase eu precisar.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir