Dicas de Livros Infantis

Quem soltou o Pum 
Autora Blandina Franco 
Editora Companhia das Letras 
Ilustrador José Carlos Lollo 
Páginas 32 

A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes. 



Piscina Já 

A Biruta está cheia de lançamentos para esse mês" No ano em que se completam 50 anos do Golpe Militar, temos o prazer de publicar o livro "Piscina Já", de Luiz Antonio Aguiar, que retrata de maneira singela um Brasil que a maioria das crianças de hoje em dia nunca ouviu falar. 
Essa é a história de um grupo de crianças que vive em um Brasil bem diferente. Em 2014 completam-se 50 anos que o Brasil sofreu o Golpe Militar, onde a repressão e a censura foram protagonistas. E, através dos olhos de uma menina de onze anos e de sua turma, somos transportados para o Brasil da década de 70 que vivia sob o domínio da Ditadura Militar. 

Nesse cenário, onde se desenrolou a luta de militantes e estudantes contra o duro sistema, conhecemos também a luta das crianças do Condomínio da Colina, na Serra das Araras, pelo seu direito à diversão. Nas férias de verão, o centro de todas as brincadeiras era a piscina comunitária abastecida com a água vinda diretamente do alto da serra. Mas, o General Pimenta, que tinha acabado de se mudar para uma casa enorme do condomínio, vivia reclamando que a água do riozinho mal chegava em sua casa para abastecer sua piscina particular. Foi então que a grande confusão começou, pois o general usou sua influência para desviar toda a água até sua própria piscina. E a turma do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão: Piscina Já! Enquanto isso acontece, a família da protagonista lida com outro problema: o sumiço do Tio Zeca, que usava camisetas do Che Guevara, barba do tipo “eu sou comuna” e que contava várias histórias sobre o que estava acontecendo no país afora. Era o herói das crianças, e conhecido pelos vizinhos como comunista. Dessa forma, o leitor logo percebe que a luta das crianças, à sua maneira (bem peculiar!) está inserida em outras muito maiores. De maneira singela, mas sem fazer concessões, o autor traz à tona um Brasil que as crianças de hoje pouco conhecem. No posfácio, “Para entender, um pouquinho, o Brasil dessa época”, os editores apresentam um panorama mais detalhado sobre como foi implantada a Ditadura, quais foram as consequências e em que momento aconteceu a campanha das Diretas Já, que deu origem ao nome do livro. 

Sobre o autor Autor de cerca de 90 títulos. Ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti (1994); várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ; inscrito na lista de honra do IBBY (2007); o White Ravens (2008), a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC RJ. Colaborador em jornais. Costuma ministrar oficinas de leitura e de criação literária por todo o país. Para conhecê-lo melhor, acesse: www.luizantonioaguiar.com.br 

Sobre o ilustrador Tiago Lacerda nasceu em 1979 em Volta Redonda. Formou-se em Design e trabalhou como cartunista, fazendo animações para TV e Cinema. Desde 2012 ilustra uma coluna semanal da Revista sãopaulo; em 2013 tornou-se colaborador da revista VIP. Além disso, é editor da revista Beleléu, um importante selo de quadrinhos na cena independente do Rio de Janeiro. Sobre a Editora Biruta A Editora Biruta, criada no ano de 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Os seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido inseridos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva. Piscina Já, Luiz Antonio Aguiar, R$ 32,50, ISBN 978-85-7848-144-5, a partir de 09 anos, 104 páginas.

Postar um comentário

Esse livro do Pum bem passou naquela matéria do Fantástico, em que o menininho pedia um livro a quem passasse na rua. Alguém estava lendo a história pra ele, não consegui ver a capa. Agora descobri qual é, parece ser ótimo. Rs
O outro não me interessou.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com

Ai, gente, que coisa mais fofa! Haha. Adoro livros infantis. O primeiro me atraiu pela diversão que promete e o segundo pelo contexto histórico que enfatiza o direito da criança à infância. É uma pena termos que falar disso, mas especialmente hoje em dia há muitas crianças que não brincam. Todo o seu tempo é dedicado à escola, à natação, ao inglês, às aulas de reforço, ao judô… Enfim, os pais enchem as crianças de afazeres e não as deixam ter tempo para serem o que são: crianças.
Adorei as novidades, flor!

http://www.myqueenside.blogspot.com

ahahaha ri muito com essa postagem. Show amiga!
Livros perfeitos e divertidos :3
Beijocas <3
www.emnovoestilo.blogspot.com.br

Oi, Joyce, gosto muito de infantis e a coleção do Pum é tão criativa, adoro essa brincadeira com o nome, e também, porque gosto de cachorros e crianças em histórias. As ilustrações são lindas, já as vi :)
Ótimas recomendações. Beijos.

Oi Joyce, tudo bem?

A Biruta tem livros infantis muito legais, às vezes dou uma olhada no catálogo deles para comprar para a minha prima. Adorei a indicação

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Adorei querida essa historia do pum deve ser perfeita. beijos
www.marianabeira.com

Oi Joy, tudo bom?
HAHA adorei as obras citadas, a primeira parece ser uma história bem humorada e divertida. Nunca li nada da editora Biruta, mas sempre tive interesse. Gosto bastante dessas história e pelo visto, parece serem ótimas as leituras. Muito boa suas indicações, em breve irei ver mais livros no catálogo da editora ;)

Beijos!
Um Grande Vício Literário

Deve ser mega divertido o "Quem soltou o pum" ... kkkkkkkkkkkkkkkkk ... vou procurar pra Luma .. valeu a dica amiga .. bjsssss

Roberta Aquino
Tal Mãe, Tal Filha Blog

Esse livro do cachorro não é da matéria do Fantástico?

Me interessei por esse livro - Piscina Já!
Não sou muito fã de história, mas sempre gostei um pouco de alguns aspectos da História do Brasil.E colocando em uma linguagem mais infantil não fica tão chata.

Este comentário foi removido pelo autor. -

Me parece ser ótimos livros , para quem tem filho !

Olá

Os dois livros parecem ser incríveis. Acho que vou acabar lendo 'Piscina, Já' ainda este ano, mas tem muitos outros livros da Biruta que me interessam e fica difícil saber qual ler primeiro. Gostei também do livro do Pum haha

Abraço!
www.umomt.com

OI JOyce, adorei as dicas. Esse do PUM eu já li com a Sofia. Achei excelente o tema abordado no Piscina Já.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Oi Joyce
Amei a dica dos livros. Espero em breve ter a oportunidade de comprar e ler para minha filha.
Beijos

Oiii
Esse livro de "Quem soltou o Pum?" deve ser mega divertido e fofo! Acho que minhas sobrinhas iriam adorar!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

Oie!
Eu gostei do Piscina Já! Achei interessante e instiga as crianças de hoje a pensarem sobre o modo de vida atual e o antigo, que apesar de ter muitos aspectos bons, viver sob a ditatura não deveria ser um deles.

beijos,
cinefilandobr.blogspot.com

Adorei as dicas Joyce!
Esse do Pum parece ótimo para os menores, enquanto Piscina Já! Fica para os mais grandinhos.
Posso voltar a ser criança?! Porque eu quero tudo hahaha

Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros

Oi Joyce,
adorei suas dicas, os dois livros parecem ser muito interessantes, claro que o Pum tem mais simpatia do que o segundo, mas eu recomendaria mais este até pelo conteúdo histórico. É bom sempre conhecer um pedaço da história de nosso país. eu leria os dois.
bjs.
www.navioerrante.blogspot.com.br

hahahahaha, estou rindo pacas com esse primeiro"Quem soltou um Pum" deve ser bem bacana.

bjs

Hahaha, estou rindo pacas aqui,adorei esse do Pum, meus pequenos iriam adorar.....adorei as dicas,.



bjs

Oi, Linda!

Eu amo livros infantis. Eles são lindos e me deixa sempre muito feliz.
Espero ler este ou dar de presentes para meus pequenos.

Beijos
http://www.amorliterario.com

É sempre bom incentivar os pequenos a leitura. É fundamental para o crescimento deles.
E é ótimo dar dicas de livros para as mamães internautas. Mesmo eu, que não sou mãe, adoro ler livros infantis, sim, sou uma eterna criança HAHA.
Grande beijo,
Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
http://abcddolivro.blogspot.com.br/

Olá Joyce!
Adorei as dicas. Acho que pra idade do meu filho seria mais apropriado o livro Quem Soltou o Pum. Ele iria morrer de rir só com esse título. Esse será mais um que irei comprar pro meu garotão.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

Gente, que maldade chamar um cachorrinho de Pum! rs... Mas deve ser uma leitura bem divertida, me interessei pelo livro! O outro não chamou minha atenção.

Beijo!

Ju
Entre Palcos e Livros

Olá Joyce,
olha eu adorei o primeiro livro que você indicou. Parece ser um livro para distração e bastante hilariante. Uma leitura que eu leria tanto para mim quanto aos meus filhos.
Já o segundo, eu não gostei muito. A premissa não me conquistou.
Adorei as dicas!

Beijokas Ana Zuky

aahaha para começar! muito criativo o nome do primeiro rs.
Parece bem coisas de criança colocar nomes estranhos nos bichinhos. rs
o segundo me deixou com vontade de dar para a minha priminha. Acho que ela iria adorar
beijinhoss,
May
www.ensaiodemonomania.blospot.com.br

Ola Giulia esse do Pum fiquei encantada e deve ser muito engraçado para ler. O outro creio que deve ser um livro leve mesmo com um tema como esse afinal são para crianças. beijos lindona

Fran sua lindona concordo com você hoje em dia alguns pais lotam a agenda do filho e esquecem que devem brincar ser crianças. O primeiro livro quero muito ler com meu bebê deve ser muito engraçado. beijos

Wal muito divertido esse primeiro só pelo título né rssss. Afinal quem soltou o pum haha . beijos lindona

Tati lindona bom saber que as ilustrações é tão boa quanto promete o livro, assim que vi já trouxe para a dicas , Adoro cachorros também e crianças também o que facilita a leitura também as crianças. beijos

Kel eu adoro os livros da Biruta são sempre com ótimas ilustrações e encantam até os adultos. beijos lindona

Mah deve ser muito engraçado contar a história até para nós . beijos lindona

Ola de uma pesquisa a Biruta tem livros maravilhosos livros . O título do Pum é muito engraçado mesmo haha beijos

Roberta a Luma vai adorar compre a top modelo mirim rsss beijos lindona

Silviane pelo que a Giulia falou é esse sim, bem bacana . Esse outro da Biruta deve abordar de forma leve o tema beijos lindona

Milena também adorei esses livros lindona beijos

Ola Roberta o primeiro deve ser muito engraçado de ler principalmente com as crianças. beijos lindona

Foram boas dicas para as crianças e adultos que gostam. Abraços Emerson

Ola Matheus a Biruta tem livros ótimo me interessei por Bailarina Fantasma, o qual irei fazer parte do Book Tour. abraços

Chris lindona a Sofia deve ter dado boas risadas com esse livro hein rss. Também achei o tem bem interessante para as crianças. beijos

Olá Mi deve ser pura diversão essa leitura tanto para você quanto filhota. beijos lindona

Denise lindona com certeza ela vai boas risadas . beijos

Nina lindona com certeza não deve ter sido um bom período para se viver é sempre bom as crianças aprenderam de maneira leve com os livros. beijos

Drehh somos duas então quero ler os dois e rir com o pum haha rsss Vamos rsss beijos lindona

Antonio hoje as dicas tem diversão e aprendizado uma ótima dupla para incentivar a leitura. abraços

Simeia quando estava pesquisando para postar não resisti ao pum haha. beijos lindona

Fe lindona eles tem cada ilustração linda que nos encantam e esse ainda é engraçado . beijos

Gabrielle eu como mãe procuro sempre incentivar desde pequeno alias livro em casa não falta rsss . beijos lindona

Su compre sim vai ser só risadas e momentos maravilhosos com seu filhote beijos lindona

Ju imagina um cachorro com esse nome só risadas acho que essa proposta diversão na leitura . beijos lindona

Ana lindona eu gostei dos dois o do pum não vejo a hora de ler e dar boas risadas. beijos

May haha também adorei , que bom gostou das dicas, tenho certeza que ela vai adorar beijos lindona

Oi Joy!
Vc sabe que eu amo livros infantis! Né! Lá no blog, sempre que posso, peço os livros da Quatro cantos infantis, amei o post flor!
Beijos
http://overdoselite.blogspot.com.br/

Oi Joyce, tudo bem?
Achei o primeiro livro muito criativo, realmente, colocar esse nome foi uma "sacada" muito grande, pois podemos brincar com o nome e criar várias situações. Acho que os pequenos vão rir muito e se divertir.
Ótima dica.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Oie...
Ótimas dicas, não tenho filhos... Mas sempre tem um aniversário de criança para ir... hahaha O segundo livro me interessou mais... Imagina ler um livro sobre a Ditadura, época mais difícil em nosso país, pelos olhos de uma criança, me pareceu espetacular. Espero ter a oportunidade de ler.
Valeu as dicas!
Bju
Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

Joyce, querida, ameiiiiiii a sua resenha do livro quem soltou o Pum, eu já estava namorando comprar esse livro para a Lara, mas ainda não tinha aquela motivação, sabe? Agora, depois de ler sua indicação, vou comprar com certeza!
Parabéns pela ótima escolhas de palavras para nos encantar sempre com suas resenhas!
Beijos

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget