Livros Infantis - Dicas

16 outubro 2014

Doce História de Princesa
Autor: Igloo Books Ltd
Coleção: Doces Histórias
Lançamento: 1
Páginas: 26
Faixa Etária: De 3 a 5 anos
Editora TodoLivro

A Princesa Poli adora comer morangos mais do que qualquer outra coisa, mas o que ela fará quando descobrir que todos os seus morangos foram roubados? Junte-se a uma deliciosa diversão frutífera com este doce livro de adesivos aromáticos de morango e mirtilo. Esta é uma saborosa história que as menininhas de toda parte vão estimar para sempre.


DOZE LENDAS BRASILEIRAS (CAPA DURA)
Como nasceram as estrelas
Autor: Clarice Lispector
Ilustração Suryara
Editora Rocco 

Uma lenda é verossímil? Sim, porque assim o povo quer que seja. De pai para filho, de mãe para crianças, é transmitida uma fabulação de maravilhas que estão atrás da História. Como ao redor de uma fogueira em noite escura, conta-se em voz sussurrante um ao outro o que, se não aconteceu, poderia muito bem ter acontecido nesse imaginoso mundo de Deus. E assim oralmente se escreve uma literatura plena e suculenta, em que o espírito secreto de todo um povo vira criança e brinca de “faz de conta. Brinca? Não, é muito sério. Pois o que é que pode mais do que um sonho?”. Com essas e outras palavras, belas e certeiras, Clarice Lispector reflete sobre a riqueza e a importância das histórias da cultura popular no texto “A força do sonho”, que abre a nova edição deDoze lendas brasileiras – Como nasceram as estrelas.

Escrito em dezembro de 1976, o texto foi incluído no calendário em que os contos foram publicados originalmente, em 1977, e permanecia inédito em livro. A nova edição, em capa dura e com belas ilustrações da artista goiana radicada em Belo Horizonte Suryara, faz parte do projeto de reedição dos livros infantis de Clarice Lispector com novo projeto gráfico e a colaboração de ilustradores renomados. A vida íntima de Laura, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade já estão disponíveis nas livrarias, ilustrados, respectivamente, por Odilon Moraes, Kammal João e Carla Irusta.

Doze lendas brasileiras – Como nasceram as estrelas reúne histórias do folclore nacional, uma para cada mês do ano, recontadas por uma das maiores escritoras do século XX. A história que dá nome ao livro, por exemplo, conta como, em uma aldeia indígena, travessos curumins deram origem a “gordas estrelas brilhantes”. A certa altura, diz Clarice, “Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita”, e segue contando a bela lenda dos indiozinhos que subiram ao céu em cipós amarrados pelos colibris para fugir da bronca das mães. 

“Alvoroço de festa no céu” conta a boa e velha história do sapo que resolve “pegar uma carona” no violão do urubu para não ficar de fora de uma grande festa no céu, mesmo sem ter asas para chegar lá. Já “O pássaro da sorte” fala do canto do uirapuru, o pássaro invisível que tem fama de trazer boa sorte, apesar de sua história triste. 

Ao longo das páginas, lendas indígenas e personagens folclóricos como Pedro Malazarte, Saci-pererê e Negrinho do pastoreio ganham nova vida pela escrita de Clarice, que dialoga com os pequenos com naturalidade e sagacidade de janeiro a dezembro. Para o último mês do ano, aliás, a escritora reservou “Uma lenda verdadeira”, em que conta, com uma linguagem colorida de esperança, a história do nascimento do menino Jesus.

44 comentários

  1. Adorei as dicas de livros ! Gostei bastante do 2! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha lindinha os livros são fofos quero para mim também. beijos

      Excluir
  2. Oi Joyce!

    Gamei nos livros! Fiquei pensando em comprar o segundo para o meu sobrinho, tenho vontade de ler para ele mais para frente (com dois aninhos, ele só quer saber de bagunça, rs), pois essas lendas devem mexer bastante com a imaginação da criança! Enfim, gostei dos dois na verdade, acho que compraria até para mim. xD

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sam lindona também quero comprar para ler para meu bebê está com 8 meses ainda mas também só bagunça viu rsss. As lendas devem chamar atenção deles . beijos

      Excluir
  3. Oi, Joyce.
    Comecei na leitura muito tarde, então nunca li livros infantis. Pretendo ler algumas coisas, até porque quero começar a ler para meus primos mais novos. Adorei as dicas.

    Observei uma coisa no seu blog: No canto, onde você colocou uma aba de "promoções", quando clicamos na imagem ela nos manda direto para o Photobucket e não para o post da promoção.

    Bjs

    ~ Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso

    ~ Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que legais!
    Nunca tinha visto esse de Clarice!
    Adorei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas, deu até vontade de ser criança e descomplicar um pouco as coisas, escutar uma boa história e acreditar em tudo hehehe

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  6. Os papais adoram essas dicas e eu gostei pros meus sobrinhos

    Universo Feminino
    Sorteio

    ResponderExcluir
  7. Humm! Que delícia de livro, doce história de Princesa, dá vontade de comer esse livro! bjss

    ResponderExcluir
  8. Hummmm, se eu fosse criança acho que iria escolher o primeiro! Será que as páginas são cheirosinhas?

    ResponderExcluir
  9. Que fofos amiga .. na Lista pra Luma .. bjs

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  10. Não tenho muito contato com crianças e consequentemente sei pouco a respeito de livros infantis, mas adorei as dicas e fiquei encantada com o da Clarice! Creio que vou comprar pra mim mesma :)

    ResponderExcluir
  11. adoro quando tenho um tempo e paro pra ler livros assim

    ResponderExcluir
  12. OI Joyce, eu já falei que adoro essa coluna de dicas de livros infantis, né? Eu sempre gostei de ler para as minhas filhas e com as minhas filhas. Adoro lendas brasileiras.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Joyce!!!
    Que fofos os livros para os pequenos, adorei... <3
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Joyce
    achei muito fofinho os lançamentos para as crianças ainda não sou mãe, mais se fosse com certeza compraria para meus filhos rs!
    um beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Linda! Gosto de ter livro infantis para dar aos mesu sobrinhos.
    E estas dicas são ótimas

    Beijos
    www.amorliterário.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Joyce, tudo bem? Ahh, achei o primeiro livro super fofo *-*. Falando em morango, eu tenho um caderno da moranguinho e tem cheiro de morango (eterna criança, rsrs). Eu já li "Como Nasceram as Estrelas" uma vez no colégio, gostei bastante, mas não me lembro muito... gostei dessa nova capa, e é dura *-*. Gosto bastante desses livros infantis e sempre acho importante ler para as crianças, no colégio onde eu estudava sempre tinha esse incentivo. Meus livros infantis acabei dando a maioria, foi especial para mim e era o momento de fazer outra criança feliz.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi Joyce.
    Acho que já falei que adoro dicas de livros infantis né?!
    Hoje meu preferido é Doze Lendas, além do conteúdo de grande importância ele é lindo, e tem capa dura, e o mais bacana: dá pra trabalhar ele durante todo ano, uma lenda bem explorada a cada mês.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Oiie, lindos livros, o primeiro eu vi em uma banca de jornal que vende livros perto de onde eu trabalho, é lindo :DD
    Otimas dicas!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Amei as dicas! E eu sendo pedagoga, já anotei tudo aqui akjsadlkas

    Adorei seu blog, estou seguindo!

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Joy! Minha linda fiquei encantada com esse segundo da rocco! A autora é maravilhosa, ela tem uma sensibilidade enorme para falar com os adultos, imagina com s pimpolhos!!! Achei as dicas maravilhosas! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    Joyce, eu tenho duas irmãs e vivo atrás de boas idéias e dicas de de livros! Então já anotei aqui, para ver se elas também vão se interessar!

    Beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  22. Doze lendas brasileiras é demais, deveria ser lida para as crianças e adultos, pois tem muita gente que desconhece sua própria cultura. Amei as dicas ;)
    Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu nem sabia que a Clarice Lispector tinha livros infantis! Adorei esse, tudo que fale de lendas e de folclore me imteressa! Beijo! Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Ahhh que dicas lindas de livros infantis. Gostei principalmente do livro com lendas nacionais. É ótimo a criança já conhecer as lendas do país desde pequena e em uma linguagem acessível.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oiii,

    Aaah eu gosto de livros infantis, gostei dessas dicas principalmente o das lendas, achei uma fofura <3

    Beiijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  26. Adoro esaa coluna porque através dela passo a conhecer vários livros novos. Doze Lendas Brasileiras me interessou, principalmente por se tratar de Clarice.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Joyce,

    Os livros me chamaram muita atenção (meu lado criança aqui), sempre tenho vontade de ler um livro infantil, mas nem sempre sei onde achar aqui na minha cidade! Amei a capa de Doze Lendas Brasileiras.

    Mayla

    ResponderExcluir
  28. Oi, Joyce.
    Tudo bem? Eu adoro livros infantis, então fiquei interessada nesses, mas o primeiro foi o que eu mais gostei, acredito que a minha sobrinha iria adorar ele, com essa princesinha na capa e tudo kkkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá

    Fiquei bem interessado nesse livro da Clarice Lispector, que aliás podem me julgar mas nunca li nada dela :c Espero corrigir isso em breve, gostei bastante da proposta desse infantil dela.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei a dica do primeiro livro, minha irmã gosto muito quando leio para ela!
    vou procurar, por aqui..
    beijocas
    jeeh

    ResponderExcluir
  31. Uauu... adorei as dicas, gostei bastante do Livro Doze lendas brasileiras. Engraçado que apesar de tudo, é mais facil conhecermos as lendas gregas do que nossas próprias lendas. Lendo seus comentários, lembrei que já ouvi essa história da festa no céu e a tartaruga muito esperta. hahaha Apesar de crescida ainda adoro esses livros. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Joyce-linda!
    Como sempre, você traz ótimas dicas! Eu gostei do primeiro livro por trazer uma questão importante para a criança, que é o senso de justiça (certo e errado) no caso do roubo dos morangos. Mas quando li a sinopse do segundo livro, me encantei! Não sabia que a Clarice Lispector havia escrito algo sobre lendas brasileiras para crianças. Adorei!!!! Já registrei para ir atrás e ver se a minha afilhada gostaria de ler (se é para a idade dela e tal).
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Joyce.
    Eu adoro suas dicas de livros infantis, gosto de separar títulos para comprar para meus primos. Adorei as dicas.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  34. Oi Joyce, tudo bem???
    Você conseguiu me surpreender agora: Clarice Lispector escreveu livros infantis??? Eu tenho que conhecê-los!!!!!! Esse das lendas é excelente para eu começar e ainda mais tem capa dura. Deveriam indicar nas escolas.
    Ótima dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Joyce
    Eu amo livros infantis e sou afeicionado pela Clarice Lispector! <3 Por isso, encontrei um livro que reúne essas duas abordagens e já quero muito ler! hahahaha
    Adoro lendas também! Vish, preciso procurar esse livro ontem e começar a ler!
    Obrigado pela dica!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Ai,adoro livros infantis, meus pequenos aqui amam... o de princesa eu me apaixonei, anotado aqui.



    bjs

    ResponderExcluir
  37. Clarice para crianças? Essa eu nunca tinha visto!
    Gostei muito da proposta de 12 lendas Brasileiras.. ai que vontade do meu afilhado crescer logo para aproveitar todas essas coisas lindas que encontro <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  38. Oi Joyce,

    Adorei os lançamentos, para mim e para os meus sobrinhos, mas fiquei muito, mas muito curiosa com o livro Doze Lendas Brasileiras da Clarice que deve ser o máximo, adoro esta escritora fantástica.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. haha
    Achei bem interessante, para as mães que querem introduzir os filhos na leitura desde cedo acho que é uma boa pedida, acredito no incentivo a leitura desde pequenos, acho que isso faria com que as pessoas fossem um pouco melhor, mais educadas e pensassem mais antes de agira tão impulsivamente.
    Abraços, Carlos.

    ResponderExcluir
  40. Oiiii!
    Adorei as dicas de livros!
    Se eu estivesse dando aulas para a alfabetização, com certeza os usaria em algum projeto bimestral <3

    Parabéns pelo ótimo trabalho!
    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir