Apenas Ensina-Me - Dayane Ribeiro - RESENHA

27 novembro 2014


Apenas Ensina-Me
Autora Dayane Ribeiro
Classificação 

Compre na Amazon

Cinquenta e Três anos da história de uma família. Nada que ainda não foi visto na família de cada um de nós, dores, amores, decepções e vitórias, superação. Antônia e sua melhor amiga, Sílvia, apaixonaram-se pelo mesmo garoto em 1959. Apenas Sílvia foi correspondida, casando-se com ele, mas o destino trouxe Antônia de volta em suas vidas para dar sequência na bela família que Sílvia e Milton começaram. Amor, amizade, lealdade e fé andam juntas quando pessoas extraordinárias contam histórias comuns.



Personagens 
Silvia uma mulher que mesmo com seus problemas de saúde nunca desistiu e permaneceu firme sempre
Milton um eterno apaixonado por Silvia, carinho e amoroso 
Antonio uma guerreira, amiga sempre ao lado daqueles que ama 

Capa - A capa em si não me chama atenção, o livro merece uma capa com destaque que valorize a linda história .

Ápice do Livro -  cena no hospital com Silvia momento comovente

Momento Tenso -  O desespero de Milton ao se ver sozinho.

Diagramação -  Li em ebook não encontrei erros de ortografia

Opinião Final 

Compreensão, Doação, amizade e esperança definem esse lindo livro.

Confesso que comecei a leitura sem saber o que esperar a autora havia me dito que seriam várias histórias no livro, e conforme a leitura foi fluindo me descobri encantada pela forma que a autora nos trouxe a família Monteiro.

A autora nos apresenta a história da Família Monteiro, com personagens fortes e cada membro da família ganhou sua história , amei toda essa ligação entre a fámilia .

Tudo começou assim:
Três adolescentes na escola Antonia, Silvia e Milton, Milton assim que colocou os olhos em Silvia se apaixonou perdidamente , Silvia e Antonia eram ligaças por uma amizade muito forte e verdadeira , uma cuidava da outra.
O destino assim quis que as amigas se apaixonassem pelo mesmo homem , Antonia em sua grandeza e percebendo o amor que Silvia e Antonio sentiam , guardou esse amor em seu peito.

Silvia tinha diabetes e teve sérios problemas de saúde , Milton sempre ai lado dela cuidando com muito amor e dedicação. 
Eles se casaram e a família começou a crescer : Samuel , André, Elias.Tiago e Aninha .

A autora trata no livro sobre a Diabetes, uma doença que não controlada acarreta em muitas consequências , inclusive a perda da visão. 

A história que mais gostei foi da Joana e Horácio , pois foi uma nova chance a Dra Joana, que cuidava de crinaças com Cancêr no hospital amar novamente ela relutou muito com receio, medo mas se rendeu a Horácio e ao amor lindo que sentiam, pois ela teve em sua vida dois grandes amores quer dádiva maior que essa ?

Todos personagens dessa linda história viverá um conflito, são histórias curtas que envolvem o leitor, me emocionei com a cena da despedida da Silvia foi uma emoção ver a leveza dela, e fazer um pedido a sua amiga Antonia.

A autora acertou em cheio na sensibilidade de cada cena, na emoção dos personagens e acima de tudo na união dessa linda família , regada a fé e esperança .

O final é lindo, recomendo a todos que sabem a importância da união de uma família.

Um livro leve que nos faz refletir sobre muitas coisas como o quanto as vezes somos egoístas em pensarmos somente em nós.

Destaque para Antonia que sempre guardou seu amor a Milton e sem sombra de dúvida se tornou o Pillar de tudo.

Um livro para se valorizar ainda mais a família, e nunca perder a Fé ...

Quotes
"Acho que ambos sabemos que complicamos nossa vida, que eu estou atraído por você, que sua presença me enfeitiçou e que em meus sonhos eu faço loucuras com você..." Milton para Antônia
"Mas a verdade é que eu escolhi amar mais que ser amada. Não é uma escolha fácil, as vezes a vida te cobra o preço por tal decisão ... "Antônia 
Música que embalou o livro 




Autora

Autora maluca e polifunções: mãe, esposa, profissional de marketing especialista em Ponto de Venda.

Uma balzaquiana alegre, com imaginação fértil, gosto de alternar entre o drama e a comédia











7 comentários

  1. Oi Joyce!
    Parece história comoventes, sei de uma conhecida que vai gostar desse livro.
    Em relação a capa, não despertou meu interesse é simples demais.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joyce, tudo bem?
    Deve ser um livro bem tocante. Vou anotar a dica e procurar futuramente, quando minha fila imensa de livros à espera na prateleira tiver diminuído um pouco. Rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Joyce, como vai?
    Bom, nunca li um livro que tivesse algum protagonista com diabete, e achei bem interessante mesmo. Minha mãe tem e realmente é uma doença bastante dolorida e que devemos ter bastante fé. Achei um pouco clichê a parte de duas amigas amarem a mesma pessoa, mas parece ser um livro bem bacana.
    A capa realmente não chama atenção, mas espero poder ter um dia.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Não me interessei muito pelo livro. Apesar de ser um tema bonito, acho que não o leria, pelo menos não agora.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Livros que nos trazem histórias que tendem ao real e tem uma pegada forte realmente são emocionantes, muitas vezes nos fazem repensar atos do cotidiano. Gostei de conhecer o livro, parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joyce! Eu adorei a sua dica de leitura. Claro que suas resenhas sempre me atraem, mas esse livro – em especial – me deixou ainda mais animada para lê-lo, porque tenho casos graves de diabetes na família. Meu pai faleceu devido a complicações causadas pela diabetes e minha mãe a desenvolveu por estresse. Eu procuro me cuidar devido a esse histórico, mas sei que poderia fazer melhor do que faço.

    Por isso, o livro foi bastante convidativo para mim. Já o adicionei entre os que desejo ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, li o livro e ele e muito bom, me emocionei profundamente. E não tenho ninguém com essa doença na família. Muito bem escrito. Quem puder ler leia que não vai se arrepender. Amor verdadeiro, superação. A capa prefiro a que esta no Wattpad.

    ResponderExcluir