A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

26 maio 2015

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Autora Mary Ann Shaffer.
Editora Rocco
Páginas 304
Classificação 

Compre Saraiva

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata - O título conta a história de Juliet Ashton, uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. As correspondências despertam o interesse de Juliet sobre a distante localidade e narram o envolvimento dos moradores no clube de leituras – a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata –, além de servirem de ponto de partida para o próximo livro da escritora britânica.O clube, criado antes de existir de fato, foi formado de improviso, como um álibi para proteger seus membros dos alemães. O que nenhum dos integrantes da Sociedade imaginava era que os encontros pudessem aproximar os vizinhos, trazer consolo e esperança e, principalmente, auxiliar a manter, na medida do possível, a mente sã. As reflexões e as discussões a respeito das obras os livraram dos pensamentos sobre as dificuldades que enfrentavam e ainda serviram para aproximar pessoas de classes e interesses tão díspares, de pescador a frenólogo, de dona de casa a enfermeira.Instigada pela força dos depoimentos, a jornalista decide visitar Guernsey, onde a convivência com as pessoas que conheceu por cartas e a descoberta sobre as experiências dos ilhéus lhe dão uma nova perspectiva. A viagem proporciona à escritora mais do que material para seu livro. Guernsey oferece a chance de recomeçar após a Guerra, fazer amizades sinceras e encontrar o amor – em suas diversas formas. O que ela encontra por lá, e as relações que trava, mudam sua vida para sempre.A autora Mary Ann Shaffer não sobreviveu para assistir ao sucesso da sua estreia literária – ela morreu em fevereiro de 2008, aos 73 anos. A sociedade literária e a torta de casca de batata recupera um mundo que se perdeu entre os escombros da guerra, feito de camaradagem e solidariedade, delicadeza e simpatia. Nele, a guerra – e a morte – é vencida por um batalhão de personagens igualmente sensíveis e sedutores, que conduzem os leitores pelas mãos, através de um narrativa, humana e marcadamente feminina, até o fim. 


Resenha por Dani 


Neste livro maravilhoso conhecemos Juliet Ashton, uma escritora, mulher muito a frente do seu tempo que começa a se corresponder por cartas com várias pessoas da ilha de Guarnesey e estas contam como foi a invasão alemã e como eles fizeram para sobreviver usando muita criatividade e união. 

Juliet recebe primeiramente uma carta do Dawsey Adams e através destas histórias de vida ela quer escrever um livro. É um história epistolar então através das cartas vamos conhecendo melhor os personagens e nos apaixonando por todos eles. Decidi citar este livro aqui no blog da Joyce pois está na categoria de livros maravilhosos e desconhecidos e merece ser lido! 

A escritora tinha um talento incrível, infelizmente ficou muito doente quando estava escrevendo e sua sobrinha teve que ajudar, um pouco antes de terminarem o livro ela faleceu. Que talento ela tinha, eu particularmente fiquei muito triste afinal quantos livros maravilhosos ela tinha para escrever?


24 comentários

  1. Livro muito legal não conhecia mas estou querendo ele para mim ^^
    beijinhos ja estou seguindo
    omagodocondado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas super recomendo, o nome é estranho, uma amiga elogiou muito e me arrependo de não ter lido antes.

      Excluir
  2. Esse livro parece ser mesmo incrível! Obrigada pela indicação. Fiquei encantada com a história e pelo fato da narrativa ser epistolar. Estou curiosa para ler =) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila com certeza um dos melhores livros que já li.

      Excluir
  3. Achei a indicação realmente interessante, nao conhecia! Achei q vc podia ter falado mais sobre o que você achou, afinal, ler cartas assim não quebra a leitura? De qqr forma vou dar uma olhada =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia, eu não sou muito boa em resenhar sem soltar spoiler, por isto acabo fazendo um texto pequeno, mas, eu amei este livro, uma amiga me indicou anos atrás e eu me arrependo de não ter lido antes, e 3 amigas já leram e amaram (leram o meu e vão comprar uma cópia para terem na estante de tanto que gostaram). E as cartas não quebram a leitura pois eles contam nelas o que aconteceu na invasão, não seria uma simples troca de cartas.

      Excluir
  4. Que livro lindo.
    Gosto de livros que têm cartas no enredo, me dá a sensação de resgate, sabe.
    Se conhecia o livro, não recordo, mas a indicação foi perfeita!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian que bom que gostou! Eu resolvi indicar aqui pois com este nome estranho não iria chamar a atenção de muita gente.

      Excluir
  5. Oie!!!
    a história parece ser realmente incrível, não conhecia o livro mas puxa fiquei super curiosa. Anotada a dica ;)
    beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas parece super emocionante, ainda mais se retrata a invasão alemão, que foi um fato histórico muito triste. Fiquei curiosa. E fato de ser por cartas, imagino a carga emocional.

    Beijinhos...

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O nome é bem estranho né hehe, mas sinceramente? apesar da opinião positiva sobre a história eu não fiquei interessada, acho que não é muito meu estilo.
    porém se algum dia eu topar com ele vou pensar com carinho, quem sabe eu leia e acabe gostando ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Já ouvi falar algumas vezes no livro e sempre tive uma certa curiosidade mas sem muita expectativa, ainda não o li por falta de oportunidade, mas gostaria de ler em breve, sua resenha está ótima.

    Beijos
    v

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não conhecia a autora e o livro, achei bem chamativa a história e sua personagem, uma pena que autora não pode ver o que ele se tornou! Vou procurar saber mais sobre essa obra! Ótima dica! Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Achei a premissa do livro bem interessante, e a capa bem bonita a seu modo, contudo, acho que poderia ter falado mais um pouco das suas impressões sobre o livro, os personagens, o que achou do final, e tudo mais, e não só falar um pouco da história em si. Dica anotada.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie! Adorei a indicação e a resenha. Adoro personagens que são a frete de seu tempo.

    Um grande beijo!

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  12. Livros epistolares são sempre muito interessante. E o tema da guerra sempre rende boas histórias.
    Como a resenha ficou bem pequena, não podemos tem uma visão mais profunda da obra.
    Bom, se eu tiver oportunidade, com certeza, lerei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Livro desconhecido mesmo, nunca tinha ouvido falar... que coisa mais triste a autora ter morrido pouco antes de terminar de escrever com a ajuda da sobrinha! Achei a história interessante e adoro livros que utilizam cartas na narrativa, vou procurar pra ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie Dani,

    Ah esse livro parece ser muito lindo ❤ , me apaixonei já pelo nome achei mega fofo. Que pena a autora ter morrido logo após ter escrito o livro, é uma pena quando mentes tão brilhantes nos deixa tão cedo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro só por conta da história por tras dele, de verdade. Achei simplesmente maravilhosa, e acho que o enredo simplesmente vale muito a pena. Vou procurar.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani, não conhecia o livro mas achei bem diferente do que costumo ler. Fiquei bem curiosa com a história. Uma pena o falecimento da autora. Adorei a dica!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Realmente, nunca tinha ouvido falar. Mas que história bonita (e triste) que há por tras desse livro.. E a história dele também rs. Pelo título, nunca imaginaria isso.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Achei o titulo desse livro super criativo fiquei bastante curiosa. Eu sou uma apaixonada por cartas, então, o enredo se desenvolver a partir delas, já me ganhou na hora. Eu já vi um filme, que tinha como cenário uma guerra (não lembro qual) e os personagens se correspondiam por cartas, sem nunca terem se visto. Foi tão lindo e sensível. Espero que esse livro também seja. Adorei a dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que história triste a da autora desse livro =( Uma pena o que aconteceu. Não conhecia a autora, mas o livro parece ser interessante. Só não curti a capa

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir