Morando Sozinha - Fran Guarnieri

10 junho 2015


Morando Sozinha 

Autora Fran Guarnieri
Editora Belas Letras
Páginas 160
Compre aqui
Classificação 

"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’”Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!

Morando sozinha é uma leitura muito prática e que irá ajudar quem está pensando em morar sozinha.

A autora tem uma escrita direta e simples, com temas que irão ajudar muito , temas como organização, como organizar contas e dinheiro.

Gostei muito da leitura , a Blogueira foi morar sozinha aos 18 anos, e mostrou uma maturidade para essa decisão, entre erros e acertos, ela vai mostrando como nos organizar melhor, como buscar um imóvel, algumas cenas com vizinhos chatos.

E o grande mal dos apressados, a tal ansiedade que muitas vezes nos fazem tomar atitudes impensadas.

Não moro sozinha, tenho uma linda família e vou confessar , tenho a mania de sempre mudar as coisas de lugar, meu marido fica doido ... vou aproveitar as dicas e procurar deixar as coisas no mesmo lugar sempre.

Mesmo não morando sozinha, muitas dicas foram muito utéis, o caderno de organização foi perfeito para mim, que muitas vezes na correria do dia a dia, acabo esquecendo algo.

A planilha de Planejamento Mensal, deveria ser adotado por todos, prática e com certeza irá dar resultados, vou adotar .


Fran pensou muitas nas despesas em morar sozinha e inicialmente decidiu ir morar com amigas para dividir as despesas, e nada melhor que deixar tudo esclarecido com relação a contas e tarefas de cada uma, no livro temos várias dicas .


Decidir mora sozinha requer muitas decisões e uma grande mudança em sua vida, teremos nossa tão esperada liberdade e privacidade porém a decisão vem junto com muitas responsabilidades, e contar ainda com o apoio da família ajuda muito.


Ser independente e morar sozinha com a ajuda de Fran pode se tornar mais fácil. 


Uma leitura muito leve, a escrita da autora flui muito bem, li em apenas um dia , gostei da maneira como as dicas foram dadas, sem ficar pesada, dicas muito úteis para todos.

A capa em tons de rosa está linda e meiga, a editora está de parabéns pela diagramação do livro, com detalhes rosa e muitos desenhos fofos.

Conheça o site da autora tem dicas muitos legais
Para baixar a lista de tarefas 
Para baixar planilha de controle financeiro






Autora

Franciele Guarnieri tem 22 anos, mora em Juiz de Fora (MG) e, apesar de cursar Engenharia de Produção, sempre gostou de ler e escrever. E foi por causa desse hobby e da decisão de ir morar sozinha que nasceu, em 2012 o blog Morando Sozinha. Em pouco tempo ele conquistou uma audiência fiel, com mais de 1 milhão de visualizações mensais.

33 comentários

  1. Oie! Tenho uma amiga que adora esse tipo de livro sobre organização e como lidar com finanças, ela comentou comigo sobre essa leitura falando que abordava assuntos mais 'chatos' de forma leve e descontraída, e você achou o mesmo. No momento acho que não preciso desse tipo de leitura, mas caso venha a precisar, já sei qual livro comprar.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro parece ser muito bom pra quem pensa em morar sozinho mesmo! E achei bem interessante ter esses arquivos para baixarmos e nos organizar melhor!
    E a diagramação parece estar linda! Parece ter várias dicas úteis, muito legal!
    Adorei a resenha, bom saber que foi passado um assunto nem tão interessante, mas de forma agradável e útil!

    Andresa Dias
    Leituras&Fofuras
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Joyce! Tudo bem?!

    Estou com esse livro aqui para ler, mas ainda não achei um tempinho. Eu folheei rápido o livro e vi que é muito lindo, o trabalho de diagramação ficou perfeito. Acho que vou gosta de leitura, pois só tenho lido resenhas positivas desse do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já vi resenhas desse livro e achei muito interessante. Apesar de eu já ter passado dessa fase, esse planejamento é sempre importante ser feito, mesmo morando com outra pessoa.
    Achei muito interessante essa tabela dos gastos principais de uma casa para a pessoa pensar bem os "gastos extra". Bacana a dica! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi. Já vi algumas resenhas do livro, mas não é muito meu estilo. Já vivi essa fase e algo que aprendi é que não existe manual, por mais que nos programemos, tudo pode acontecer. Eu concordo com você que o imediatismo nos faz tomar atitudes impensadas, mas só aprendi isso na prática, quer dizer, estou aprendendo.

    ResponderExcluir
  6. Aqui morar sozinha não é algo diferente como falam em outras cidades, é tudo perto, qualquer lugar pode-se ir a pé, mesmo se morasse sozinha os vizinhos sempre tomam conta da casa huehue Ou seja, é difícil estar sozinha aqui.
    Este parece um livro muito interessante, tenho visto resenhas positivas sobre ele rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Achei o livro muito interessante e gostei do jeito que a autora juda quem precisa com suas dicas, foi uma leitura válida já que penso bastante em morar sozinha haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Joyce, a diagramação do livro realmente está uma fofura e dicas de como morar sozinha ou mesmo planejar os gastos mensais são sempre úteis.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro é uma fofura! Tenho lido muito sobre ele por ai e acho que ele é uma boa ajuda pra quem está começando a andar com as próprias pernas, bem legal mesmo.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Muito legal a dica. Estou numa fase da minha vida que já dá para pensar em morar sozinha haha O problema é que não sei nem como começar, então acho que a leitura será super válida. Fiquei ainda mais curiosa pois a autora tem a mesma idade que eu, vou aproveitar bem as dicas. Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Achei esse livro muito fofo! Já vi algumas resenhas dele por aí, e me interessei bastante. Como você, também não moro sozinha, sou casada e vivo com meu marido, e achei bem legal vc pontuar coisas que vc conseguiu adaptar em sua vida.

    Beijos!
    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler este livro para ver o que terei em comum com a autora.
    Tem um ano que mudei de Cidade e fui morar sozinha, a experiência esta sendo boa e de grande aprendizado, e muitos erros também rs. A planilha de planejamento mensal eu adotei antes de ir morar sozinha e confesso que é uma ideia genial, depois disso nunca mais fiquei sem dinheiro.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, e to querendo ler ele, preciso muito dessas dicas, rs
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Li o livro e gostei muito! Nunca vou conseguir ser organizada como a Fran, sou bagunceira de nascença... rs... Mas adorei as dicas dela mesmo assim, e acho que são muito valiosas, principalmente para quem está pensando em tomar essa decisão... a pessoa tem que pensar em tudo, não fiz as contas direito quando tentei dar esse passo pela primeira vez e acabei tendo que voltar para a casa da minha mãe. Felizmente, depois fiz tudo direito.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa noite!

    Acho bacana as experiências abordadas de forma a ajudar outros que é, ao meu ver, a proposta desse livro.
    Não moro só e nem quero morar. hehehe. Sou casada e toda metódica quanto as minhas coisas, onde elas ficam e como ficam - sou daquelas pessoas taxadas como "chatas" devido a detalhes (ex: o controle da TV tem um lugar para ficar, ele tem que ficar lá! Acho que beiro ou chego ao toque - rs, mas tá valendo. XD). Não leria o livro, apenas porque passei da fase em que estes livros me eram leituras agradáveis, acho que é questão de fases mesmo. Achei muito bacana você relacionar os pontos nos quais o livro te ajudou, desejo sucesso para autora e que a obra possa ajudar muitas pessoas com dicas.

    Beijo!
    Livros & Tal [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Nossa, agora que estou pensando em começar a olhar imóvel para me mudar da casa dos meus pais, esse livro vai ser uma mão na roda. Já leio vários blogs e acompanho páginas de pessoas que dão esse tipo de dica, mas penso que em um livro seria bem mais divertido e proveitoso. Gostei da diagramação e da capa, apesar de achar que tem um pouco de rosa demais para meu gosto HAHAHA.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho super válida a leitura do livro mesmo pra quem não mora sozinho, como vc mesma disse. Eu sou bem bagunceira e acredito que algumas dicas cairão como uma luva. Gostei da planilha, preciso de uma urgente!
    A diagramação ficou linda, e olha que eu nem gosto de rosa. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Que livro lindo e fofo.. só por isso já valeria a pena tê-lo aqui guardadinho comigo... Eu acredito que para quem esteja nesta fase a leitura seja muito proveitosa .. bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Joyce, tudo bem?

    Eu preciso desse livro e mesmo não morando sozinha preciso de dicas, porque sou muito bagunceira..rsrsrs. Achei a edição linda e a diagramação maravilhosa, parabéns pra editora. Adorei a resenha e em breve vou ler esse livro.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  20. Oi Joyce, não costumo ler livros deste gênero, mas pelo que pude perceber pela sua resenha ele não auxilia apenas quem está indo morar sozinho ou vivência esta experiência, mas também traz dicas para quem quer se organizar melhor e achei isso bem interessante. Eu confesso que sou muito desorganizada e talvez esta seja uma leitura que vá me ajudar de alguma forma. Quanto a diagramação apesar de não gostar de rosa gostei da imagem que você postou, deve estar muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu não moro sozinha e nem cuido das financias de casa então no momento o livro não seria muito útil, mas gostei da ideia da autora de colocar suas experiencias pessoais e dicas para quem pretende morar sozinho =) Foi bem legal também saber que ela consegui fazer isso com uma escrita fluida e rápida e a diagramação pela foto que você colocou esta bem caprichada mesmo <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Joooooooy :}

    Recebi esse livro e mal posso esperar para lê-lo. Minha irmã pegou para ler primeiro! Adorei a sua resenha. Espero gostar tanto quanto você sua linda :} Adoro o blog/vlog da Fran e ela merece muito sucesso!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Joyce.
    Bom, com certeza não sou o público alvo desse livro, mas as dicas da Fran são bem úteis e muito válidas, principalmente uma planilha dessa pra controlar as despesas rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Oi Joyce, sua linda, tudo bem?
    As páginas do livro são lindas, fiquei encantada. Desde que vi o lançamento desse livro percebi o potencial dele, realmente é muito prático e essas dicas que você citou com certeza irão ajudar várias pessoas. Eu já tenho meu sistema de organização, mas confesso que as vezes ele não funciona pois eu deixo de fazer anotações, quem sabe o dela não é melhor do que o meu? Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Joy,

    Pelo que entendo podemos aplicar algumas dicas do livro também para os/as casados(as), ou seja, também para quem não mora sozinho, isto é muito bacana. Gostei de saber que tem uma planilha de planejamento mensal, que todo mês começo a fazer e nunca finalizo, hahaha. Quem sabe com as dicas eu não consiga, não é?
    Sabe, estou doida para ler este livro desde que foi lançado.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi <3

    Gostei deste livro, mesmo que meu plano de sair de casa não seja imediato, já pude ter algumas noções de como organizar as coisas :D

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Super curti o livro , e conheço á pouco tempo o trabalho da blogueira , sucesso p ela e o livro é bem sugestivo pra quem é bem organizada eu mesmo já vou procurar o meu volume , amei a proposta d livro dela :D

    ResponderExcluir
  28. Oiii tudo bem minha flor...
    Eu moro com minha mãe e filha e sonho um dia ter meu canto... as coisas não são fáceis e eu admiro muito a iniciativa da autora em colocar em um livro como tudo isso acontece com seus prós é contras... eu já tenho uma planilha financeira pq meu irmão é consultor, é isso ajuda aqui nas finanças de casa. Com certeza o livro veio para ajudar independente de você morar sozinho ou não. Xero!!!

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Eu recebi esse livro da editora, mas ainda não o li. Mas dei uma folheada e o livro está super caprichado, além que deve ter muitas dicas muito úteis. Acho que será minha próxima leitura e espero gostar também.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?

    Bom, recebi esse livro de parceria com a Belas-Letras e, mesmo tendo gostado do conteúdo e das dias importantes que o livro traz, o achei, em algumas partes, supérfluo e desnecessário. Enfim, adorei sua resenha, mesmo não concordando muito com ela, haha.

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oiee, tudo bem?

    Imagino que o livro tenha dicas bem legais para quem mora sozinho ou para quem pensa em morar. Ainda moro com meus pais, mas gosto de ter a minha liberdade, pelo menos no meu quarto. O livro parece ser bem fofinho.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  32. amiga me apaixonei pelo livro!!!
    estou louca por ele e já imprimi aqui essa planilha ,
    bjus

    ResponderExcluir
  33. Oie Joy!

    eu acompanho a Fran a alguns anos já, o blog dela é mesmo um amor ela dá dicas muito legais, estou pensando em morar sozinha daqui um ano ou dois mas realmente é uma decisão complicadinha. adorei a resenha ;) beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir