Quando Saturno Voltar - Laura Conrado

15 outubro 2015


Quando Saturno Voltar
Autora Laura Conrado
Editora Globo Livros
Páginas 248 
Compre no site da Editora
Classificação: 

Conta história envolvente e divertida sobre aceitar mudanças inesperadas e seguir em busca da felicidade. Em seu novo romance, Laura Conrado conta a história de Déborah Zolini, uma jornalista sonhadora e fã de Pablo Neruda que trabalha como assessora de imprensa de um clube de futebol da segunda divisão e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. O planeta, que leva, em média, 29 anos para dar uma volta no sistema solar, voltará à posição em que se encontrava quando a jornalista nasceu. Para quem acredita em astrologia, esse é momento em que as pessoas passam por várias mudanças, que vão prepará-las para encarar o resto de sua vida. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no voo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a notar que seu namoro anda meio morno, a falta de reconhecimento no trabalho a incomoda. Ela começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece? 

Precisou Saturno voltar para Débora tomar coragem e fazer as mudanças necessárias em sua vida... 

Confesso que não sabia sobre o Retorno de Saturno (fase astrológica em que o planeta volta ao lugar onde estava quando nascemos, nos exigindo amadurecimento), em torno dos 29 anos e foi nessa fase que vamos conhecer nossa protagonista. 
Débora trabalha como assessora de imprensa de um time de futebol da segunda divisão, namora há quatro anos Sergio, mora com os pais e assim segue sua vida.
A sinopse do livro já revela bastante do livro.

Nessa viagem onde encontra Saphira a mulher que previu grandes mudanças em sua vida, e ao retornar ao Brasil vai conhecer Henrique, lindo e gentil, se sente atraída por ele .
Após a revelação de Saphira e a atração por Henrique, começa repensar sobre sua vida, seu namorado que raramente a procura, quando estão juntos sempre estão entre amigos, seu trabalho onde é explorada. 
Ela percebe o quanto se acomodou em sua vida, a rotina e o comodismo de ter um emprego fixo, e o fato de ter um namorado, seu medo de ficar sozinha sem alguém a fez aceitar essa relação morna.
Henrique está na cidade e se vêem cada vez mais atraída por ele, ela não resite a paixão.
Mesmo assim ela ainda mantém o relacionamento falido ao fracasso, após novas decepções e finalmente a ficha cair ela percebe que não existe amor entre eles e resolve dar um basta.

Deb vai começar a fazer grandes mudanças em sua vida após ir em busca do amor e ter uma grande surpresa por parte de Henrique .
Com o coração partido no Chile sua amizade com Saphira se fortalece, e volta ao Brasil disposta a mudar sua vida.
O destino e as estrelas reservaram a Débora um final lindo repleto de amadurecimento e a certeza que tudo tem o tempo certo para acontecer... 

A autora nos trouxe uma protagonista que acredito ter muitas vivendo uma situação parecida, por medo de ficar sozinha e se apega a um relacionamento sem grandes emoções ficando com a "sensação" de ter uma pessoa ao seu lado, e na verdade está simplesmente acomodada o medo a faz aceitar essa situação.

Nossa protagonista precisou se sentir atraída por alguém para começar a perceber sobre seu relacionamento, que a levaram a tomar decisões importantes em sua vida, a fez correr atrás do amor, mas o destino tinha outros planos para ela.
Ela tomou uma dose de realidade, tirou as vendas dos olhos e enxergou o mundo sobre outro prisma, voltou decidida a mudar e conseguiu, tomou as rédeas de sua vida pessoal e profissional, mudou suas prioridades e acima de tudo amadureceu, e a pessoa certa veio.

Amei a construção da protagonista com suas comodidades e inseguranças bem próximo da realidade a escrita da Laura continua sendo muito leve e divertida em alguns pontos. 
Os personagens secundários como o irmão de Débora são de extrema importância, assim como sua amiga .

A capa do livro é linda em tons de rosa, diagramação simples e sem erros de ortografia. 

Um ótimo livro para refletir sobre nossas situações regada a uma dose de bom humor.

Quotes
"Sinceramente acredito que podemos nos desculpar e recomeçar. Sem expectativas, sem cobranças e sem ressentimentos, Refazer tudo como na primeira vez..."Henrique 
"Parece que toda minha estrutura foi chocoalhada sem a menor piedade." Débora 
"Me desapegar de você do tempo que investi nesse namoro é uma das coisas mais difíceis que estou fazendo. Mas tenho que fazer para continuar ... Quero ser feliz !" Débora


38 comentários

  1. Olá!
    Adorei a forma como tu falou da protagonista, me deixou com vontade de conhecê-la melhor. Esse livro parece ótimo, a sinopse já nos envolve e a capa é linda mesmo!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. A história aproxima o leitor da obra, acho que pelo menos uma vez na vida já nos sentimos  da mesma forma que a protagonista é descrita. Gostei da premissa e o livro realmente tem uma capa linda.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha!!
    Tive a oportunidade de conhecer um pouquinho do trabalho da Laura e até de participar de um sorteio em conjunto com ela no blog, mas infelizmente não tive a oportunidade de ler o livro ainda mas pretendo faze-lo em breve.

    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee.
    que livro delícia ♥
    Me pareceu um desses chick-lits bem gostoso de ler final de semana. E a protagonista, do modo que falasse dela, parece ser bem escrita mesmo!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá, Joyce.
    Essa capa está linda demais. Amo capas rosa hehe. Eu não acredito nesse negocio de destino e estrelas, mas acho que leria pois me pareceu ser um livro bem engraçado. Mas não vou ler tão já, vou deixar anotado para não esquecer.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Então sabe que é bem assim mesmo as pessoas acabam se agarrando ao comodismo e a rotina e esquecem de ver o que realmente vale a pena. Gostei da dica. Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Humm já gostei! Acredito que vou adorar a leitura \o?
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa do livro, e a curiosidade sobre Saturno não sabia. A história do livro parece ser bem legal, ainda mais qdo a personagem e bem construída.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oiee!!
    Morro de vontade de ler esse livro, além da capa ser linda e ele ser nacional, ainda tem uma trama reflexiva, envolvente e diferenciada!!
    Após a sua resenha fiquei ainda mais curiosa, tenho certeza que vou adorar acompanhar todo o crescimento da personagem!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amiga tenho visto muita gente comentando MARAVILHAS sobre esse novo livro da Laura e sinceramente tenho ficado bastante curiosa para conhecer. Quando li sua resenha eu fiquei curiosa e gostei bastante da abordagem da estória. A personagem me parece muito bem construida e envolvente e a trama também parece ser daquelas que te prende do começo ao fim, coisa que eu adoro. Espero poder ler viu?! Adorei sério! Eu quero muito reencontrar a autora na BIENAL DE SP ano que vem e espero poder trazer o meu outro livro autografado xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei da capa, gostei do enredo. E acho que até gostei da protagonista kkkkk pelo que você mencionou dela. Acho que leria sim!!! Muito boa resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gosto de obras assim, que nos fazem refletir sobre o que realmente importa na vida: estar feliz plenamente com o que faz e com quem está. :) Eu acho que o medo das mudanças é paralisador e faz as pessoas se acostumarem até ao que é ruim para elas. Enfim, curti a sua opinião e pretendo ler a obra.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Joyce!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e muito menos sobre esse lance da volta do Saturno! Achei bem interessante!
    Achei ótima essa premissa da protagonista ter que levar um baque para acordar para a vida! Não é difícil a gente se pegar no modo de piloto automático e acabar acomodando com as coisas né?
    E esse Henrique? Senti cheiro de confusão no ar HEHEHE
    Fiquei curiosa com o livro, quanto você pagou nele?
    Sucesso e beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Quero muito ler algo da autora e esse livro parece ótimo! Gostei bastante de saber que o livro possui uma protagonista próxima da realidade, fiquei mais interessada ainda.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Esse parece ser um chick lit super divertido! Fiquei com muita vontade de ler, eu não sabia sobre Saturno e ainda não li nada da autora, adoraria começar por esse livro! Dica anotada!
    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie.

    Nunca li os livros da Laura, porém estou bem curiosa e espero ter uma chance logo, logo

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa. Na verdade deu vontade de ler só para conhecer melhor a protagonista - a forma como você falou dela me deixou bem curiosa e querendo saber mais.
    Já tinha ouvido falar sobre o retorno de saturno - só não sabia que era pelos 29 anos... O meu voltou e acho que nem percebi heheheh

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  19. Esse foi o primeiro livro da autora que li e amei! Já fui acomodada e insegura como a protagonista, felizmente nós duas amadurecemos... não conhecia o retorno de Saturno até ler, achei bem legal ela ter utilizado isso no enredo.

    Beijo,

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi,

    Sua resenha ficou ótima, e já até tinha ouvido falar sobre esse livro, mas confesso que esse não é muito meu gênero literário favorito.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Joyce, tudo bem?

    To doida pra ler esse livro. Adoro um chick lit. Nunca li nada da autora, mas vejo a galera falando sempre muito bem. To curiosa. Que bom que você gostou do livro. Diferente de você, não gostei tanto assim da capa do livro não. Achei muito rosa, mas o que importa é o conteúdo =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Já li algo da Laura há um bom tempo atrás e não me encantou muito, mas esse livro parece ser diferente.
    A história me chamou muito mais atenção e consegui me identificar em vários pontos com a protagonista, começando pelo nome.
    Espero lê-lo em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu vi esse livro em algum lugar e acabou passando batido, mas tantas pessoas tem falado bem dele, que os personagens são bem feito e que prende muito, aí agora li sua resenha e fiquei ainda mais curiosa! rs

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro para falar verdade. Gostei da trama, e acho que leria, ainda mais sabendo da construção da protagonista. Ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Adorei sua resenha mas o livro não chamou muito a minha atenção, mas eu leria só pra ter certeza rs.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiiii
    Achei a história bem interessante, mas não sei se leria ele no momento.Se eu visse ele numa livraria com certeza ele não chamaria minha atenção pela capa! :( A ultima quote que você postou me chamou a atenção, ela é bem realistica!
    bjus

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Eu preciso dizer que amei sua resenha. Muito bem estruturada, bem escrita, completa e fiquei mega curiosa para ler o livro hehehehehe
    Adorei a premissa, a história é muito minha cara kkkkkkk acho que me identifico com a personagem.
    Amei

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Sua resenha foi muito bem escrita. Já a premissa e o gênero não me agradam, embora eu queria começar a ler livros nesse estilo.
    My dilemma está tocando ao fundo.
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Adorei a resenha! Estou encantada com a trama.
    Já tinha esse livro em minha lista de desejados, pois o vi em outro blog. Agora, só joguei ele mais para o topo.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Joyce, tudo bem??
    Eu não curti a premissa desse livro não, mas achei bem pertinente você falar do comodismo, ainda mais se a pessoa for carente... muitas pessoas as vezes se deixam levar pela mesma situação da personagem, porque não querem ficar sozinhas, mas preferem ficar comodas e infelizes.... achei seus comentários sobre o que leu bem interessante... Xero!

    ResponderExcluir
  31. Parece ser uma leitura divertida e reflexiva, curti a trama. É a primeira resenha que eu leio.
    Adorei saber sua opinião sobre a obra, espero poder ler em breve
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  32. Olá

    Esse livro já tá na minha lista de desejados, quero muito ler, adorei a resenha, concordo o que mais a gente ver são pessoas que insistem num relacionamento falido com medo de ficar só.

    Bjss

    ResponderExcluir
  33. Gostei da resenha! EU gosto muito desse tipo de livro. E tenho certeza que vou gostar desse também. Não tenho dúvidas que vou torcer para ela seguir seu coração e não se satisfazer com um namorado que ela não gosta realmente e um emprego que ela está por comodismo.
    Beijos,

    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  34. Olá. Gostei muito da sua resenha amore. Já ouvir comentários bem positivos dessa obra mas no momento não sinto vontade em lê-lo. Quem sabe futuramente eu dê uma chance. Mas que bom que os personagens sejam bem construídos, aumentou um pontinho para mim.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  35. Oi Joy Querida!

    Eu sabia dessa curiosidade sobre Saturno graças a um amigo querido que é super ligado nestas coisas.
    Nossa que namorado mais chato esse Henrique!! (risos), a Débora até que demorou a dar uma guinada na vida. Infelizmente algumas mulheres na ficção e mesmo na vida real resolvem ficar em uma relação pelo medo de ficar sozinha, gente, isso é muito triste, apesar de respeitar as escolhas das pessoas não me admitiria jamais em uma situação assim. Ainda bem que eu me garanto, me amo e adoro estar comigo.
    O livro parece ser bem bacana e creio que vou gostar muito da leitura, então vou anotar a dica.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  36. Normalmente eu não me interesso muito por esses livros, mas eu realmente fiquei animada com a leitura. O livro parece ter um enredo engraçado que realmente vale a pena.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi amiga
    Tudo bom?
    Ruim quando só nos danos conta de algo quando outra pessoa surge em nossas vidas.
    Adorei a premissa do livro e em breve irie ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem?
    Antes de tudo eu preciso fazer uma critica no seu post, eu particularmente, e acredito que outras pessoas, tiveram a dificuldade de ler a sinopse, afinal você colocou letra branca em fundo rosa claro, desse jeito ficar muito ruim para ler. E outra, esse livro não me chamou nem um poucco a atenção, ele parece ser totalmente previsível, além de a capa, em minha opinião, ser horrível, provavelmente pelo fato de terem misturado rosa com laranja, mas enfim, beijos...
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir