A Indomável Sofia - Georgette Heyer

25 abril 2016

A Indomável Sofia
Autora Georgette Heyer
Editora Record
Páginas 406
Skoob
Pesquise e Compre
Classificação: 

Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros.
A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...



Quem conhece Sofia com certeza não a esquece, ela pode não ser o mais belo modelo de beleza, mas seu carisma e personalidade a tornam inesquecível.
A premissa do livro deixa o leitor bem ambientado com o começo do livro, Sofia chega na casa de sua Tia para literalmente abalar a casa, ao chegar vai encontrar a casa sem alegria, cercada de receios com relação a Charles sempre sisudo e noivo de uma jovem sem vida, insossa.

Sofia foi criada somente por seu pai Horace, sabendo muito bem cuidar de si mesmo, e sem dar muita importância a certas regras da sociedade.
Ao chegar vai percebendo o que tanto aflige essa família, cada membro tem suas dificuldade e problemas, e nossa linda Sofia não pode deixar de ajudar a todos a sua maneira.
Com muita astúcia e cenas engraçadas Sopia vai ajustando algumas situações sempre levando a situação para o final que espera, entre visitas a um agiota armada, pegar os cavalos de seu primo o deixando furioso, ela consegue resolver o problemas de todos os deixando felizes.

Charles hoje em dia é responsável pelas finanças da família seu pai contraiu algumas dívidas, acredito que carrega muita responsabilidade em suas costas, o deixando sempre reservado, sisudo sem se descontrair, Sofia vai chegar abalando seu mundo o levando quase a beira da loucura de tanta raiva, ao mesmo tempo que o fará gargalhar em algumas situações.
Sua noiva é extremamente chata, uma personagem invejosa e maldosa, deixando o ambiente onde está carregado de tanta sobriedade.

Com muitas armações nossa linda protagonista chega ao fim do livro deixando a todos felizes, inclusive ela com seu final feliz.

A Indomável Sofia foi escrito no ano de 1950, com uma escrita um pouco mais formal, vai levando o leitor a mergulhar nesse fascinante romance de época com cenas engraçadas, e uma protagonista que mais que ser além de seu tempo, ela é segura de si, o que a diferencia de muitas personagens, suas atitudes mesmo que sejam as vezes insanas, tem como objetivo ajudar a todos e mostrar o enorme coração que ela tem.
Um romance que me conquistou pelo diferencial de trazer uma protagonista que sabe o que quer e como conseguir, sua bondade e carisma são o grande destaque desse livro.

Para os amantes de romance de época não há como não se encantar pela escrita delicada da autora, mesclando bom humor e uma grande dose de otimismo da protagonista.

Capa linda, diagramação simples com uma revisão impecável.

22 comentários

  1. Eu também já li esse livro e gostei bastante da história, ainda mais por ser um romance de época. Também achei interessante o fato de a obra ter sido escrita em 1950, o que dá características diferenciadas na narrativa. Sua resenha me deu até saudade dos personagens... vale muito a pena fazer essa leitura!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, jura que esse livro foi escrito em 1950? eu jurava que era atual. Já gostei da Sofia e suas trapalhadas como roubar os cavalos, devem ser cenas muito divertidas. Gostei também do fato de a escrita ser um pouco formal, gosto disso, e pelo jeito temos muita diversão com ela tentando arrumar a vida dos primos, muito bacana o fato de ela se apaixonar pelo primo e quero muito ver como essa história vai se desenvolver, já quero o livro logo.

    ResponderExcluir
  3. Joy que resenha incrível! E o site está lindo também! Amei este livro e recomendo à todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu AMEI esse livro quando li. Fiquei tão feliz de ter lido logo quando foi lançado, porque olha <3 eu sou uma fã de romances de época e esse me conquistou de mais. A protagonista é magnífica e o romance ficou de segundo plano, mas ainda assim foi lindo de ver a evolução dos dois, principalmente do charles. Fico feliz que também tenha gostado. <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Joyce,
    Já havia ouvido falar um pouco sobre esse livro, mas agora tenho certeza que quero ler ele, sua resenha me conquistou. Gosto de livros que representam mulheres a frente do seu tempo, seguras de si e fortes, como você descreveu a Sofia. É muito bom viajar no tempo lendo um livro de época e o fato de ter sido escrito em 1950 acredito que tenha proporcionado uma experiência de leitura ainda melhor. Espero ler em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, Joyce! Tudo bem?
    É a segunda resenha positiva que leio sobre esse livro hoje *0* Assim não tem como resistir! Adoro o gênero e acho que irei simpatizar bastante com a Sophy também! Adoro protagonistas femininas fortes e à frente do seu tempo. Tenho certeza que irei gostar dessa estória!!
    Adorei a resenha.
    Beijos <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce, também me encantei por este livro, talvez porque a minha expectativa fosse outra e a narrativa como um todo me surpreendeu demais. Queria ter uma Sophy como melhor amiga, sério!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Joyce,
    Adorei sua resenha! Há um bom tempo quero ler esse livro, pois acho que vou gostar. A Sofia parece ser uma protagonista bem criada e que revolucionará a vida da família da Tia.
    Um ponto que me atraí nesse livro é que ele foi escrito em 1950 e a autora parece ter feito algo muito futurístico, colocando a mulher em evidência e mostrando seu poder.
    Espero ter a oportunidade de ler logo esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda e MEUDEUS EU NÃO SABIA DESSA DATA!!! Que demais saber que um livro tão antigo é tão atual, afinal esse genero é ótimo.
    Gostei bastante de saber que você curtiu a obra!! E agora estou mais animada, ele é até grossinho, vou tentar ler em breve.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi *--*

    É cada resenha boa que vejo sobre esse livro que já estou doida pra ler. Achoq ue vou curtir muito a leitura pois amo um bom livro de época e só pela sua resenha os personagens me conquistaram. Só esperar um tempó agora pra ler.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, apesar od livro parecer ter uma história bem bonita, eu não gosto de romances de época e por esse motivo vou deixar passar a dica. Fica para a próxima!
    bj

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu comprei esse livro na pré venda e não consegui ler ainda!! Estou muito curiosa, ainda maia sabendo que foi escrito a um bom tempo atrás e a autora ter colocado uma personagem assim. forte e pra frente!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Fiquei com bastante vontade de ler esse livro, mesmo não sendo grande fã de romances de época.
    Achei suas impressões bem interessantes e a história me pareceu divertida e cativante.
    Quero ler sim;
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Olá, fico super feliz em ver que você gostou do livro, eu estou lendo meu primeiro romance de época e é pela Meg Cabot escrevendo como Patricia Cabot, já leu algum livro dela? eu to achando maravilhoso. Então certo que vou pegar a sua dica e ler A indomável Sofia o quanto antes eu conseguir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Joyce! Tudo bom?
    Vi esse livro certo tempo atrás e me apaixonei pelo enredo. Eu já sou muito apaixonada por romances de época e saber que esse foi escrito no ano de 1950 (o que eu não sabia) me despertou mais desejo ainda por ele! A Sofia parece ser daquelas personagens que chega pra marcar a vida da leitora e vira um grande exemplo pra se seguir. Quero muito conhecer a história de amor entre ela e Charles!
    Adoro quando o livro me faz rir e me leva pra dentro da história e faz eu me imaginar naquela época! A capa é mesmo incrivelmente linda e imagino que a editora editora caprichou na diagramação, mesmo sendo simples!
    Tantos romances de época lidos, tantos na estante para ler, tantos que eu quero comprar e ler! Eu realmente preciso me desdobrar em cinco pra dar conta do meu amor por esse gênero! kk
    Beijinhos *-*

    - Kaah

    http://sextetoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Joyce! Tudo bem?
    Acho que todas as resenhas que já li sobre este livro eram sempre muito positivas, assim como a sua. Tenho uma certa curiosidade por ele, pois a protagonista não me parece aquele tipo de mocinha chata e dependente. No entanto, ainda tenho uma certa resistência em ler o livro por causa do título, que não me agrada muito. Não pretendo lê-lo agora, mas saber que trata-se de uma obra escrita em 1950 que ainda consegue manter o interesse dos leitores me faz não descartar a ideia de lê-lo algum dia. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  17. Oie! Essa é a segunda resenha que leio dessa obra e estou cada vez mais empolgada para conhecer o enredo apresentado. Gostei bastante da proposta da autora em escrever uma obra onde o cenário principal é a família patriarcal. Fiquei curiosa para saber como Charles fará para conduzir a família e qual o impacto de Sofia na vida de todos eles. Apesar de tudo isso, o que mais me atraiu foi a forma como a protagonista se posicionou diante do sistema de organização familiar da época. Adorei a indicação e espero poder ler em breve. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Estou muito curiosa sobre esse livro! A forma como a autora levou o enredo parece ser bem diferente dos romances de época que já li e esse destaque para as relações familiares já chamou minha atenção. Além disso, a narrativa um pouco mais formal é um toque especial.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu já estou encantada pelo livro. Acabei de colocá-lo na minha lista, um pouco antes de ler esta resenha. E agora, depois de ler a sua resenha, fiquei mais interessada ainda na obra. A capa é uma graça, muito delicada. Como fá de romances de época, não posso deixar de ler esse livro, farei isso o mais rápido possível. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Mesmo esse livro parecendo ter uma proposta diferente entre os romances de época não fiquei tão curiosa com a obra, é curioso a obra ter uma escrita bem rebuscada, pois já li obras que foram escritas antes de 1950 e terem linguagem bem mais tranquila.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Só tenho visto as melhores recomendações sobre este livro. Adorei o fato do livro mesmo escrito em 1950 já ter essa ideia de uma mulher com opinião forte e que não age conforme o que a sociedade espera. Fiquei bem curiosa para conhecer a família de Sophia e saber como toda essa estória se desenrola. E claro né, o Rance da com Charles que já estou sabendo que acontece hahaha.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Só leio comentários e resenhas positivas sobre esse livro, estou louca com tantos romances de época sendo lançados, quero ler todos ao mesmo tempo
    Esse romance parece ser muito bom e bem diferente do que estão sendo lançados agora, a personagem é bem madura e sabe o que quer, gostei disso rs' estou curiosa para conhecer a Sofia.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir