O Amor nos tempos de ouro - Marina Carvalho

07 julho 2016

O amor nos tempos do ouro
Autora Marina Carvalho

Editora Globo Alt
Páginas: 328
Skoob
Pesquise e Compre /  



 "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.


Cécile perdeu as pessoas que mais amava em sua vida, sua família se foi, a  deixando aos cuidados de seu Tio Euzébio, muito ganancioso arruma um casamento em Minas Gerais
Cecilie está sem chão após perder sua família e toda sua estrutura, sendo obrigada a morar com seu Tio Euzébio, um homem ambicioso e sem qualquer sentimento pela sobrinha, com um casamento arranjado com um homem bem mais velho que ela, se vê obrigada a nem desfazer as malas e já seguir para Minas Gerais, seu novo lar, escoltada por Fernão um aventureiro que conhece muito bem todas as rotas para Minas Gerias.
A viagem é perigosa, com muitos homens na caravana, Cecilie não reclama, segue o ritmo da viagem e vai conhecendo alguns escravos, sempre tratando a todos bem ganhando o respeito e amizade de muitos.
Após um imprevisto, Cecilie fica sem sua carruagem e passa a cavalgar com Fernão, entre conversas e a convivência, ele acaba despertando seus sentimentos, a protege dos perigos.

Cecilie é uma moça que foi criada com muito amor e liberdade de escolhas. mão mantém preconceito de nenhuma maneira, é inteligente e meiga com todos, inclusive com Fernão, pensa em muitas vezes em acompanhar sua família para fugir desse destino cruel que a vida lhe impôs, chegando a implorar Fernão para não a entregar.

Fernão se surpreendeu com a força de Cecilie, a imagina uma dessas dondocas e não uma moça cheia de graça e carisma com todos, conquistando até ele, mas não poderia deixar de terminar seu serviço.

Ao chegar em seu destino Cecile se surpreende com a crueldade do homem que será seu marido e de certa maneira usa a fé em Deus para justificar seus atos.
Ela se desespera após ser humilhada, Fernão então percebe que a vida destinada a Cecilie não é digna, e resolve ajuda-lá a levando de lá, para recuperar sua herança, Fernão tem uma ideia, e fica claro que ambos nutrem sentimentos um pelo outro.

A história ainda terá alguns fatos surpreendentes e um final maravilhoso, regado a um amor inabalável.

Esse romance de época me surpreendeu por vários motivos, dentre eles a enorme e muito bem realizada pesquisa sobre a época, a ambientação das cenas, cada detalhe foi pesquisado, mostrando o quanto a autora se preocupou em apresentar uma história coerente e rica em fatos de nossa história.
Foi retratado de forma realista a crueldade de como eram tratados os escravos, e como a ganância se sobrepõe a ética.

Cécile é uma personagem encantada, linda, sua família era sua base cresceu cercada de amor, sempre tratou a todos com respeito, mesmo com toda tristeza , soube lidar com a situação a força de seu amor por Fernão lhe deu forças para não desistir dele.

Fernão um homem que sempre viveu rudemente, encontrou em Cécile um sentimento nobre como o amor.

A autora nos presenteia com um lindo romance, muito bem estruturado, com personagens cativantes, me encantei com Fernão e Cecilie e como ela foi corajosa, os personagens secundários foram muito bem trabalhados e o fator surpresa dará novos rumos a história.

Capa perfeita para o livro, revisão impecável.

3 comentários

  1. Olá! Eu amo a capa desse livro, tão tocante e envolvente. Sei que o romance e a ambientação do enredo são ricos e isso me chama atenção, ainda mais sabendo ser nacional. Estou louca para ler!
    Bjs, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Amiga tudo bem?
    Hoje estou passando sem compromisso de grupo de comentários, porque resolvi vistar outros blogs e também de amigas queridas assim como você =] Então, sobre sua resenha, eu li e gostei bastante de tudo que você falou do novo livro da Marina, ainda não tive a chance de compra-lo, mas estou pretendendo pegar na Bienal, porque assim posso encontra-la por lá, talvez né? vamos ver...tenho achado a programação muito devagar pra falar a verdade, mas mesmo assim o livro está na minha lista e tenho certeza que irei gostar por se tratar de romance. Eu amo Romance e todos que me conhecem sabem disso e espero poder curtir a escrita da autora. O unico livro que li dela até agora foi AZUL DA COR DO MAR. Amei, mas os outros como o SIMPLESMENTE ANA eu ainda não li. Espero ler em breve também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, linda

    É uma história de romance de época, é um dos gêneros favoritos, a sua resenha muito bem analítica e muito tocante na visão que autora Marina Carvalho sempre arrasar com seus personagens.
    É um livro que está na minha lista de desejados, e ansiosa para a sua chegada na minha estante.
    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir