Os Invernos da Ilha - Rodrigo Duarte Garcia

03 agosto 2016

Os Invernos da ilha
Autor Rodrigo Duarte Garcia
Editora Record
Páginas: 462
Editora: Record
Skoob 
Pesquise e Compre

Romance de estreia do jovem autor Rodrigo Duarte Garcia tratado desde já como o Conrad brasileiro
Os invernos da ilha é um livro de aventura, como não há no Brasil, que reúne um herói atormentado (e logo apaixonado), uma ilha fria e hostil escolhida como exílio (num convento misterioso), a descoberta de um diário de piratas (e, assim, a reconstrução de uma incrível história de corsários) e a busca por um tesouro escondido. Como diz Martim Vasques da Cunha no texto de orelha: Rodrigo já pertence à categoria dos mestres. Os invernos da ilha costura Wallace Stevens, Melville, Conrad, Patrick OBrien, os filmes de Indiana Jones, Os Goonies sobrando até mesmo para o compositor Rachmaninoff , com tamanha habilidade, que o leitor ficará atônito ao perceber que, no meio disto tudo, há a alegria de narrar uma verdadeira história.


Nosso protagonista Florian está se corroendo em culpa e pensa em se tornar um monge beneditino através de seu amigo, passa a integrar o convento, seguindo as regras estabelece sua rotina.

No mosteiro ele conhece o Professor Rousseau, um francês muito vaidoso e com ar arrogante, o mesmo está pesquisando sobre documentos antigos na biblioteca e passa a deixar Florian a par de suas descobertas.
Eles encontram o diário de Oliver Van Noort um corsário holandês e irão descobrir que um tesouro pode estar escondido na Ilha.

Cecilia é uma médica da Ilha e desperta os sentimentos de Florian, seus sentimentos entram em conflito pois ao mesmo tempo que resgata o amor, esse sentimento pode atrapalhar seu desejo de ser monge nessa nova etapa de sua vida.

Juntos, Florian, Cecilia e o Professor embarcam em uma aventura a procura desse tesouro, seguindo as pistas deixados pelo diário do corsário. Foi interessante decifrar todas as dicas, nos colocando a pensar nas pistas deixadas por Oliver.

O livro vai alternando nos tempos atuais e as descobertas e o relato do passado de Oliver deixando a narração interessante, principalmente no diário do corsário.
Desvendando as pistas nosso trio de aventureiros, consegue chegar ao local do provável tesouro, será que o tesouro existe?

Leia para descobrir e se aventure em muitos mistérios.

Uma aventura regada a muitas pistas, deixando o leitor a refletir e tentar desvendar as pistas, o cenário do livro na ilha foi muito bem construído.

Nosso protagonista após essa grande aventura está muito seguro com algumas questões que antes não estavam resolvidas.
A narração do começo do livro é um pouco lenta o que me incomodou um pouco, porém depois se torna intrigante prendendo a atenção do leitor.

Gostei da personalidade intrigante do professor, o que deu um pouco de agilidade a trama, mesmo arrogante se sobressaiu.
Outro destaque foram os diários do pirata, e a forma como conquistou o tesouro.

Gostei da simplicidade da capa do livro, foi uma leitura agradável e regada a muitos enigmas.


5 comentários

  1. Olá,
    Desconhecia a obra e fiquei feliz em conhecer.
    O enredo é bem interessante e achei inovador também.
    Gosto bastante de livros com esses enigmas que nos fazem pensar o que pode acontecer a seguir.
    Adorei a resenha e concordo com você que a capa é muito bonita mesmo sendo simples.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de adorar aventuras, o livro não me chamou atenção.
    Estou um pouco saturada de histórias que tenham busca de tesouros em ilha, e esse parece que não tem nenhum elemento inovador.
    Mas gostei muito das resenhas e dos pontos que você ressaltou, acredito que para quem está na "vibe" desse tipo de história, seja uma ótima pedida.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oii, adorei conhecer o livro, incrível como no romance de estréia já está sendo chamado de mestre! Parabéns ao autor, esse livro deve ser muito bom mesmo pelo que disse.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro. Eu realmente não o conhecia, mas a estória já me conquistou. Já li alguns livros que me lembram esse, e gostei bastante deles. Eu também adorei a capa, realmente é simples, mas por isso mesmo é linda. Valeu pela dica.

    bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Joyce, bem interessante o enredo desse livro, ainda mais sendo nacional, a resenha tá ótima, vou anotar na wishlist.

    ResponderExcluir