RESENHA - Sem Vida - Dani Assis


Sem Vida
Dani Assis
Ano: 2017 / Páginas: 353
Editora: Amazon
Compre na Amazon: https://goo.gl/bN893i



O luto é aceitar que a última página de um livro foi virada.
Oberon teve sua vida desfeita em questão de minutos. A partir daí a angústia e o sofrimento constante o transformaram num homem sem vida, ansiando pela morte dia após dia como solução imediata para findar sua dor.
Será a morte a resposta para a própria morte?
Nessa emocionante jornada existirá alguém capaz de lhe devolver a vida e trazer luz para acabar com a escuridão de seus piores dias.
Uma linda história sobre o renascimento daquele que passa por uma das piores dores que um ser humano pode sentir

Oberon é um homem que hoje se sente vazio devido a perda da pessoa que mais amava de uma forma tão violenta...
Sua vida foi transformada em segundos os quais até hoje estão entranhadas em sua alma...

Após a perda, ele não consegue lidar com a dor, morar no mesmo lugar, encarar cada pessoa que olha para ele com pena, com dó para fugir disso tudo ele decide viajar apenas com sua mochila fazendo trabalhos que lhe garantem uma pousada e alimento.

Após anos ele decide voltar para ajudar seu irmão a cuidar de seu pai, não foi fácil esse recomeço, voltar a trabalhar ...
Ele precisa de uma assistente e vamos conhecer nossa protagonista Agatha que busca um emprego urgente.

Já na primeira entrevista Agatha vai ver uma das fases do luto de Oberon sem que ele saiba, outra entrevista é marcada e a conquista do emprego é um fato.
Para conseguir esse emprego Agatha resgatou seu talento antes guardado para a arte.

Agatha mora com Eli,sua grande amiga, pense em uma pessoa que sempre ilumina o ambiente, carismática atrapalhada de bem com a vida assim é Agatha.
Ao conhecer Obe enxerga sua dor e como ele se fechou a qualquer sentimento, envolvimento com ninguém um muro foi colocado ao seu redor a prova de sentir algo que lhe faça bem, somente a dor e saudade se faz presente.

O trabalho com Obe não será fácil, ele se fecha para o mundo, suas respostas são sempre monossílabas, mas ela não desiste sua imensa curiosidade e perguntas acabam irritando Obe ao mesmo tempo que resgata algum sentimento mesmo que seja a irritação a primeiro instante.

Agatha sempre foi muito verdadeira, e ao relatar como o conheceu acaba sendo mal interpretada ..,
Após algumas divergências, um beijo roubado que abalou os dois eles resolvem deixar tudo para trás e recomeçar...
A convivência com Agatha flui muito bem para Obe, suas perguntas, seus sorrisos fazem muito bem a ele.
Obe continua com seu luto, sua dor de dilacerar a alma em pedaços. buscando algum alívio na bebida e rezando para a morte vir busca-lo.
Vivenciamos sua dor nua e crua em sua pior fase, a ponto de querer o abraçar e tentar diminuir sua tristeza em muitos momentos.

Agatha entende a tristeza de Obe, acredita que ele precisa de ajuda para conseguir sair dessa fase e recomeçar a viver, ela o compreende e por essa razão não desiste dele.
Vamos acompanhar como Agatha consegue aos poucos ajudar Obe com palavras que o fazem refletir sobre sua vida, com momentos regados a sorrisos espontâneos e o brilho do olhar há tanto tempo esquecido.
Obe vai sendo resgatado a vida pela luz da personalidade de sua assistente,  sua volta foi aos poucos, dia após dia o amor de Agatha o resgatou da escuridão.

O final do livro foi tão lindo e emocionante que quando percebi já desciam lágrimas em meus olhos traduzindo a emoção de acompanhar uma linda história.

Eu amei o livro, o tema foi muito bem explorado pela autora, carregado de emoções Sem Vida vai abalar suas estruturas com a dor de Obre, assim como abrir sorrisos com Agatha.
A autora não poupou o leitor deixando a dor de Obe sangrar, doer e ferir a alma de uma maneira comovente, em muitas cenas percebemos seu desespero, sua luta para conseguir encontrar um caminho sem dor.

Todas as cenas em que Obe é guiado por sua dor nos comove, assim como tocou nossa protagonista.
Agatha é uma personagem que emana luz, bom humor e carisma, o leitor simplesmente a acolhe de braços abertos, a cada gesto para ajudar Obe nosso coração se enchia de esperança.

Parabéns a autora por nos presentear com essa história comovente, com doses de humor, tristeza e esperança.
Com intensidade Dani Assis nos faz refletir sobre a morte e como lidar com esse vazio que fica na alma ao perder alguém que amamos.

Sem vida é um livro que nos remete a acompanhar o luto em suas diversas fases e intensidades, cada pessoa reage de uma maneira a perda,  o livro tem uma gama de sensibilidade que nos toca o coração.

As 5 fases do luto (ou sobre a morte) de Elisabeth Kubler-Ross
As cinco fases do luto (ou da perspectiva da morte) são:

Fase 1) Negação
Seria uma defesa psíquica que faz com que o indivíduo acaba negando o problema, tenta encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade seja da morte de um ente querido ou da perda de emprego. É comum a pessoa também não querer falar sobre o assunto.

Fase 2) Raiva
Nessa fase o indivíduo se revolta com o mundo, se sente injustiçada e não se conforma por estar passando por isso.

Fase 3) Barganha
Essa é fase que o indivíduo começa a negociar, começando com si mesmo, acaba querendo dizer que será uma pessoa melhor se sair daquela situação, faz promessas a Deus. É como o discurso “Vou ser uma pessoa melhor, serei mais gentil e simpático com as pessoas, irei ter uma vida saudável.”

Fase 4) Depressão
Já nessa fase a pessoa se retira para seu mundo interno, se isolando, melancólica e se sentindo impotente diante da situação.

Fase 5) Aceitação
É o estágio em que o indivíduo não tem desespero e consegue enxergar a realidade como realmente é, ficando pronto pra enfrentar a perda ou a morte.


Postar um comentário

Joyyyu amei a resenha!! Ja tinha visto o livro por aí mas agora com sua resenha ele vem para a lista de proximas leituras.
Bjs

Olá, tudo bom?
Nossa, que história hein! Parece ser super triste e intenso! Aposto que eu iria amar, pois adoro histórias sobre perdas e superações... sua resenha ficou ótima, parabéns!
Beijos, Yasmim.

Blog: https://literarte.blog.br/
Canal: https://www.youtube.com/blogliterarte/videos

Não conhecia o livro, mas pelas suas palavras percebi que essa é daquelas histórias que transformam e marcam o leitor. Fiquei curiosa e pode deixar que assim que sobrar um tempinho encaixo o título na minha lista de leitura. Beijos e parabéns pela leitura e resenha.

Leituras, vida e paixões!!!

Olá!
Confesso que a capa não me chamou a atenção e se eu não tivesse lido sua resenha, provavelmente não teria surgido um interesse maior pela obra... Gosto de histórias como essa e, com certeza lerei assim que tiver um tempinho de sobra.
Beijos

Oi Joyce,
Ainda não conhecia nem esse título nem a autora, mas adorei sua resenha e fiquei feliz por conhecer esses personagens. Recomeçar nunca é fácil, principalmente, em uma situação como a retratada no livro. Mas é muito bacana que você tenha apresentado as 5 fases do luto, eu as entendo bem.
Vou anotar a dica.
Beijos!

Oi Joyce.

Eu não conhecida este livro e pela sua resenha, eu fiquei sabendo que a história é comovente, com doses de humor e esperança. Vou adicionar na lista de desejados. Dica anotada.

Bjos

Eu não conhecia esse livro. Parece ser uma boa leitura, mas confesso que nesse momento não é o que estou procurando para ler. Achei interessante sobre as fases do luto e como o personagem vai passando por elas.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos

Ah! Eu vi o anúncio desse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele ainda. E Jesus! Preciso desse livro pra agora! Eu amei sua resenha, me deixou muito mais empolgada para ler esse livro. Deixa eu correr e garantir o meu.
Bjks e parabéns pela resenha.

Amo livros com personagens quebrados que teve grandes perdas e amo ver a superação deles e a força e a aceitação e o perdão, por isso livros assim sempre me chama a atenção e eu vi ele e fiquei mega curiosa para conhecer e a sua resenha me deu mais certeza disso.

Parabéns, um grande beijo da Jhenny

ssurrandosonhos.blogspot.com.br

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget