RESENHA - POESIA QUE TRANSFORMA - Bráulio Bessa


Poesia que transforma
Bráulio Bessa
Ano: 2018 / Páginas: 192
Editora: Sextante


Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes.
O livro inclui o poema Recomece e ilustrações do artista baiano Elano Passos.
“O Bráulio mexe com nossas memórias, nossos sentimentos, faz aflorar o melhor da gente. É poesia que sai do coração. Que alegria tê-lo toda semana no meu programa!” - Fátima Bernardes
“Cada palavra que sai da boca do Bráulio Bessa toca minha alma de uma forma raríssima.” - Milton Nascimento
“Bráulio Bessa é um hipnotizador de palavras. Tem o coração rimado. Quando fala, o verbo venta verso.” - Fabrício Carpinejar
“Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: ‘Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.’” - Bráulio Bessa
Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

A primeira vez que assisti o vídeo de recomece, me emocionei estava em pleno encontro de blogueiros da Arqueiro e cada palavra tocava meu coração, pois assim com muitos já passamos por situações difíceis, onde a esperança se desfaz.
Recomece trouxe de volta aquele brilho no olhar, a gana de não se entregar e recomeçar ...

Fiquei muito curiosa para ler o livro do Bráulio, confesso que poesia me faz sair de minha zona de conforto.
Comecei a ler e simplesmente só larguei quando virei a última página.
Cada palavra escrita retrata a realidade, os sentimentos e emoções de cada um, por isso nos toca a alma e faz tanto sucesso.

Intercalando as poesias, vamos conhecer um pouco da história de Bráulio um homem simples, batalhador que desde pequeno escreve, passou a se interessar quando a professora pediu um trabalho na escola e pesquisou sobre Patativa de Assaré.

Nos emociona quando relata sobre suas relações com sua mãe, pai e esposa pessoas que foram e são seu grande suporte em sua caminhada.

Ao ler suas poesias percebemos a razão de seu enorme sucesso, além de um carisma e simpatia, pois tive o prazer de conhece-lo na Bienal do livro. cada poesia escrita nos remete a algum momento já vivenciados por nós.

Em muitos momentos a tristeza ou a dor nos dilacera a alma, e ler essas palavras carregadas de sentimentos, incentivos nos acalenta o coração.

Poesia que Transforma é como um abraço forte que renova a cada dia.






Postar um comentário

[blogger][facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget